Busca avançada
Ano de início
Entree

Taxonomia integrativa do gênero Proechimys (Rodentia: Echimydae) da Amazônia Ocidental

Processo: 15/02853-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2015
Vigência (Término): 31 de agosto de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Alexandre Reis Percequillo
Beneficiário:Jeronymo Dalapicolla
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/24464-4 - Filogeografia de duas espécies simpátricas de ratos-de-espinho da Amazônia Ocidental, BE.EP.DR
Assunto(s):Genética populacional   Filogenia   Morfometria   Morfologia animal

Resumo

Proechimys é um gênero de roedor da família Echimyidae com ampla distribuição na região amazônica. Apesar de ser abundante e amplamente distribuído, esse gênero é pouco estudado e possui sua taxonomia e sistemática pouco resolvida. Essa lacuna de conhecimento prejudica trabalhos em outras áreas, especialmente em ecologia, já que as espécies são externamente similares, dificultando sua identificação em campo. Poucos são os trabalhos publicados com variação morfológica e genética em Proechimys. O objetivo principal do projeto é descrever a diversidade morfológica, genética e de espécies de Proechimys na Amazônia Ocidental. Para isso serão analisados cerca de 300 espécimes de Proechimys da Amazônia Ocidental e sua variação morfológica será avaliada a partir de 20 caracteres quantitativos e 40 qualitativos de crânio, pele e báculo. Para avaliar a variação genética será sequenciado parte do genoma por meio da técnica de RAD-seq. Dados demográficos serão adquiridos a partir da genética de populações para explicar a dinâmica populacional das populações. Ainda será criada uma proposta de filogenia para o gênero Proechimys, para testar a monofilia dos agrupamentos de espécies sugeridos na literatura e para propor rearranjos taxonômicos se necessários. Além disso, com a filogenia será feito o mapeamento e a história evolutiva de caracteres morfológicos dentro do gênero. Dessa forma, a expectativa é aumentar o conhecimento sobre a dinâmica populacional de espécies desse gênero, bem como aumentar as informações sobre sua história natural e evolutiva. Esses dados poderão ajudar nos trabalhos sobre ecologia, conservação das espécies de Proechimys e também sobre os levantamentos de fauna da Amazônia Ocidental. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DALAPICOLLA, JERONYMO; REIS LEITE, YURI LUIZ. Historical connections among river basins and climatic changes explain the biogeographic history of a water rat. PeerJ, v. 6, JUL 27 2018. Citações Web of Science: 0.
PERCEQUILLO, ALEXANDRE R.; DALAPICOLLA, JERONYMO; ABREU-JUNIOR, EDSON F.; ROTH, PAULO RICARDO O.; FERRAZ, KATIA M. P. M. B.; CHIQUITO, ELISANDRA A. How many species of mammals are there in Brazil? New records of rare rodents (Rodentia: Cricetidae: Sigmodontinae) from Amazonia raise the current known diversity. PeerJ, v. 5, DEC 15 2017. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.