Busca avançada
Ano de início
Entree

Produção de análogos metilados dos alcalóides oxindólicos por biossíntese dirigida pelo precursor utilizando a espécie vegetal in vitro Uncaria guianensis

Processo: 15/18978-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2015
Vigência (Término): 31 de outubro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Adriana Aparecida Lopes
Beneficiário:Bianca Chioca
Instituição-sede: Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Campus Ribeirão Preto. Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07349-9 - Alcalóides oxindólicos de Uncaria tomentosa: estudos biossintéticos e obtenção de análogos por biossíntese dirigida pelo precursor, AP.JP
Assunto(s):Produtos naturais   Uncaria guianensis

Resumo

A química de produtos naturais representa uma alternativa de sucesso na descoberta de novos fármacos. Neste projeto propõe-se uma abordagem de diversificação da estrutura de um produto natural pelo organismo produtor; a chamada "biossíntese dirigida pelo precursor" (BDP). O produto natural alvo desta diversificação estrutural é da classe dos alcalóides oxindólicos pentacíclicos (AOP) e tetracíclicos (AOT), acumulados na espécie U. guianensis. O experimento de BDP visará a obtenção de novos análogos dos AOP e AOT por meio da suplementação de dois análogos metilados da triptamina, principal precursor biossintético indol, no meio de cultura "in vitro" de U. guianensis. A obtenção de derivados dos AOP e AOT visará ampliar as opções terapêuticas por meio da obtenção de novos protótipos que podem ser mais ativos do que o produto natural. As plântulas de U. guianensis já estão "in vitro" na Unidade de Biotecnologia Vegetal da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Todos os AOP e AOT análogos serão submetidos à avaliação da atividade citotóxica em células tumorais.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOPES, ADRIANA A.; CHIOCA, BIANCA; MUSQUIARI, BRUNO; CREVELIN, EDUARDO J.; FRANCA, SUZELEI DE C.; FERNANDES DA SILVA, MARIA FATIMA DAS G.; PEREIRA, ANA MARIA S. Unnatural spirocyclic oxindole alkaloids biosynthesis in Uncaria guianensis. SCIENTIFIC REPORTS, v. 9, AUG 5 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.