Busca avançada
Ano de início
Entree

Crescimento de cristais e relaxação estrutural em metassilicato de chumbo vítreo

Processo: 15/20681-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2015
Vigência (Término): 30 de abril de 2018
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Edgar Dutra Zanotto
Beneficiário:Ricardo Felipe Lancelotti
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos, SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07793-6 - CEPIV - Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação em Vidros, AP.CEPID
Assunto(s):Crescimento de cristais   Relaxação estrutural

Resumo

Sem dúvida, o entendimento do estado vítreo abaixo da temperatura de transição vítrea ainda hoje é um dos grandes desafios para pesquisadores de ciência dos materiais. Neste trabalho nós pretendemos obter medidas experimentais, próximas e um pouco abaixo da temperatura de transição vítrea (Tg), de viscosidade, índice de refração, calor específico e crescimento de cristaisa partir de amostras de um único lote de metassilicato de chumbo vítreo (PbO.SiO2). Em seguida iremos comparar, em várias temperaturas abaixo de Tg e extrapolar até a temperatura de Kauzmann, os tempos de relaxação estrutural calculados a partir de dados experimentais de viscosidade e índice de refração com o tempo que o vidro demoraria para começar a cristalizar (digamos 1%) que será obtido a partir de dados da taxa de crescimento de cristais. Este procedimento será realizado a fim de abordar o Paradoxo de Kauzmann.Adicionamente, nós iremos testar um novo método para obter dados de taxa de crescimento de cristais via Calorimetria Exploratória Diferencial (DSC).Este método foi desenvolvido em nosso grupo de pesquisa e foi testado somente para o vidro dissilicato de lítio. Esta será uma boa oportunidade para verificar a eficácia do método, uma vez que, iremos obter dados de crescimento de cristais por ambos os métodos (DSC e microscopia) usando amostras de um mesmo lote de vidro.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Estudante da UFSCar ganha prêmio internacional por pesquisa em vidros 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CASSAR, DANIEL R.; LANCELOTTI, RICARDO F.; NUERNBERG, RAFAEL; NASCIMENTO, MARCIO L. F.; RODRIGUES, ALISSON M.; DIZ, LUIZA T.; ZANOTTO, EDGAR D. Elemental and cooperative diffusion in a liquid, supercooled liquid and glass resolved. Journal of Chemical Physics, v. 147, n. 1 JUL 7 2017. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.