Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do óxido nítrico na modulação das sinapses química e elétrica durante o desenvolvimento da retina

Processo: 15/04495-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2015
Vigência (Término): 12 de abril de 2018
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Alexandre Hiroaki Kihara
Beneficiário:Lais Takata Walter
Instituição-sede: Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento   Sinapses   Retina   Óxido nítrico   Sistema nervoso   Neurogenética

Resumo

No sistema nervoso (SN), o óxido nítrico (NO) está associado a diversos processos fisiológicos e patológicos. A produção endógena do NO depende das sintases de óxido nítrico (NOS), nNOS, eNOS e iNOS; cujos nomes estão relacionados à produção majoritária em neurônios, endotélio e processos inflamatórios, respectivamente. Embora semelhantes estruturalmente, estas enzimas possuem propriedades distintas de expressão e regulação. Este projeto teve como objetivo avaliar o papel do NO sobre a sinaptogênese. Para isso será utilizado a retina de rato como modelo de estudo na qual será administrado o bloqueador de amplo espectro das NOS (L-NAME) e o bloqueador específico da isoforma nNOS (7-NI). Após a injeção intraocular com os fármacos, serão avaliados os níveis de expressão gênica da sinapsina, sinaptofisina e conexinas (por PCR em tempo real), distribuição e quantificação proteica das mesmas (por imunofluorescência e western blotting, respectivamente). Para melhor compreensão do efeito do NO e o mecanismo de ação com o qual ele atua em seus alvos, realizaremos o ensaio de identificação de proteínas S-nitrosiladas. Além disso, os efeitos causados pelos bloqueadores sobre a conectividade e atividade da rede serão mensurados através de registros multieletrodos (mult eletrode array, MEA).

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAEISOSSADATI, REZA; MOVIO, MARILIA INES; WALTER, LAIS TAKATA; TAKADA, SILVIA HONDA; DEL DEBBIO, CAROLINA BELTRAME; KIHARA, ALEXANDRE HIROAKI. Small Molecule GSK-J1 Affects Differentiation of Specific Neuronal Subtypes in Developing Rat Retina. Molecular Neurobiology, v. 56, n. 3, p. 1972-1983, MAR 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.