Busca avançada
Ano de início
Entree

Preparação e avaliação biológica de diidroxibenzoatos de alquila (DA) como agentes úteis ao combate do cancro cítrico

Processo: 15/08089-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2015
Vigência (Término): 31 de julho de 2019
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Luis Octávio Regasini
Beneficiário:Ana Carolina Nazaré
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Fitopatologia   Bactérias   Cancro (doença de planta)   Xanthomonas   Divisão celular   Citricultura

Resumo

O cancro cítrico é uma das doenças mais agressivas dos citros, afetando todas as variedades cultivadas. A doença, causada pelo bacilo Xanthomonas citri subsp. citri (Xac), ocorre nos principais países produtores de suco de laranja, incluindo Brasil e Estados Unidos. Para o controle químico do cancro cítrico têm sido utilizadas substâncias pouco eficazes, incluindo os compostos cúpricos. Desse modo, esforços são necessários para identificar e desenvolver substâncias anti-Xac inovadoras. Inicialmente, serão preparados 36 diidroxibenzoatos de alquila (DA), os quais serão avaliados contra Xac em ensaios in vitro. A toxicidade dos DA será avaliada contra células de hepatocarcinoma humano (HepG2). O índice de seletividade (IS) dos DA será calculado a partir dos valores de concentração capaz de promover 50% da morte de hepatócitos (CC50) e da concentração bactericida mínima (CBM), sendo IS = CC50/CBM. Os DA que apresentarem valores de IS e 10 serão submetidos aos ensaios de divisão celular bacteriana, utilizando métodos de sedimentação e de inibição de atividade GTPasica de FtsZ. Após os ensaios in vitro, os três DA com maiores valores de IS serão submetidos a ensaios in vivo, incluindo anti-cancro cítrico em Citrus limonia, fitotoxicidade em pepinos (Cucumis sativus) e milho (Zea mays), bem como ictiotoxicidade em zebrafish (Danio rerio). Os dados de nosso grupo de pesquisa envolvendo a atividade in vitro e in planta de compostos estruturalmente similares aos DA, os dados já obtidos pela doutoranda, bem como a inserção desta investigação no Projeto Fapesp-NWO 2013/50367-8 corroboram a exequibilidade e a internacionalização da proposta. A conclusão do projeto conduzirá a resultados de relevância científica e de interesse pelas seções de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) do setor produtivo de defensivos agrícolas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
POLAQUINI, CARLOS R.; MORAO, LUANA G.; NAZARE, ANA C.; TORREZAN, GUILHERME S.; DILARRI, GUILHERME; CAVALCA, LUCIA B.; CAMPOS, DEBORA L.; SILVA, ISABEL C.; PEREIRA, JESSE A.; SCHEFFERS, DIRK-JAN; DUQUE, CRISTIANE; PAVAN, FERNANDO R.; FERREIRA, HENRIQUE; REGASINI, LUIS O. Antibacterial activity of 3,3 `-dihydroxycurcumin (DHC) is associated with membrane perturbation. BIOORGANIC CHEMISTRY, v. 90, n. SI SEP 2019. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NAZARÉ, Ana Carolina. Preparação e avaliação de diidroxibenzoatos de alquila contra xanthomonas citri subsp. citri e no controle do cancro cítrico. 2019. 185 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.