Busca avançada
Ano de início
Entree

Páginas policiais na imprensa assisense (1935-1939)

Processo: 15/16042-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2015
Vigência (Término): 30 de novembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Tania Regina de Luca
Beneficiário:Douglas Henrique de Souza
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Imprensa   Violência   Brasil República

Resumo

A pesquisa fundamenta-se na análise de casos cotidianos de violência veiculados pelo Jornal de Assis (1920-1963) e A Notícia (1935-1949) entre os anos de 1935 a 1939, na cidade de Assis, São Paulo. A violência, conceito polissêmico, é uma das temáticas presentes nas notícias policiais, que abarcaram gama diversificada de danos a vida: homicídio, suicídio, estupro, assaltos, difamação, sequestro e violência doméstica, para citar uma lista não exaustiva. Trata-se de verificar como ocorreu a percepção deste fenômeno, compreendê-lo a partir da seleção de determinados casos publicados nos jornais e acompanhar seu desfecho a partir dos Processos Crimes que originaram. O período recoberto pela pesquisa distingue-se, no plano interno, por um rol de eventos políticos que culminaram com o Estado Novo em 1937 e o consequente cerceamento das liberdades civis, e, em âmbito internacional, pela tensa situação que antecedeu o início da Segunda Guerra Mundial. Foram anos de radicalização ideológica, engajamentos apaixonados e incertezas quanto ao futuro. O desvendamento dos caminhos trilhados pela imprensa numa cidade do interior paulista que, à época estava na fronteira da expansão agrícola, requer olhar atento ao contexto político e socioeconômico da região e pode colocar para refletir sobre a demarcação, na imprensa brasileira, de práticas jornalísticas como o sensacionalismo e os "faits divers", componentes importantes para a problemática sugerida. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Douglas Henrique de. Páginas policiais na imprensa assisense (1935-1939). 2018. 172 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Assis)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.