Busca avançada
Ano de início
Entree

O ensino na prancheta: da arquitetura escolar à docência de arquitetura e urbanismo, o legado de Helio Duarte, 1938-1970

Processo: 15/04587-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2015
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2017
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Joana Mello de Carvalho e Silva
Beneficiário:Juliane Bellot Rolemberg Lessa
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Arquitetura   Arquitetura moderna   História da arquitetura   Programas e projetos educacionais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arquitetura Escolar | arquitetura moderna | Arquitetura Paulista | Convênio Escolar | Helio Duarte | História Da Arquitetura | Historia Arquitetura Escolar

Resumo

A experiência profissional do carioca Helio de Queiroz Duarte foi rara em sua época, tendo sido um dos poucos arquitetos de sua geração a se dedicar à carreira acadêmica em paralelo e com igual vigor ao trabalho na prancheta. Valorizado pelos arquitetos, mas ainda pouco estudado, Duarte deixou como legado um novo paradigma de concepção e entendimento do uso e potencialidades da escola enquanto equipamento público. Ainda hoje tal herança rende frutos, basta lembrar das ações do FDE (Fundação para Desenvolvimento da Educação) e mais recentemente do projeto para os CEUs (Centros Educacionais Unificados). Sua atividade docente não foi menos impactante, afinal Duarte foi um dos principais criadores do programa de pós-graduação da FAU/USP (o primeiro do país) e também o responsável pela introdução do TGI (Trabalho de Graduação Interdisciplinar), hoje exigidos por todas as faculdades. O objetivo dessa pesquisa, portanto, é compreender como parte de sua produção se transformou em marco da arquitetura moderna nacional, que balisa e referência a produção, especialmente de programas educacionais, tanto do ponto de vista espacial quanto pedagógico até hoje. Pretende-se compreender a influência de sua atuação docente e acadêmica na conformação e sistematização do ensino de graduação e pós graduação de arquitetura e urbanismo no país. Bem como, verificar como o conjunto de suas atividades colaborou na consolidação e reconhecimento da profissão de arquiteto e urbanista em São Paulo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LESSA, Juliane Bellot Rolemberg. O ensino na prancheta: da arquitetura escolar à docência de arquitetura e urbanismo, o legado de Hélio Duarte. 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/SBI) São Paulo.