Busca avançada
Ano de início
Entree

O "popular" na pauta da Academia Brasileira de Música

Processo: 15/13892-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2015
Vigência (Término): 31 de março de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia
Pesquisador responsável:Mariana Miggiolaro Chaguri
Beneficiário:Luã Ferreira Leal
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Pensamento social   Instituições culturais   Intelectuais

Resumo

Esta pesquisa aborda a inserção da música popular como objeto de reflexões na Academia Brasileira de Música (ABM) e na obra de um de seus acadêmicos, o diplomata, musicólogo e historiador Vasco Mariz. Dois pontos de partida, portanto, serão fundamentais para tecer a narrativa da pesquisa: a criação da ABM, formada por compositores e pesquisadores de música em 1945, mas consolidada institucionalmente somente na década de 1950, e o início da carreira de Vasco Mariz como pesquisador da música brasileira no final da década de 1940. A biografia Heitor Villa-Lobos, Compositor Brasileiro e o Dicionário Bio-bibliográfico Musical, ambos de 1949, foram seus primeiros livros publicados no Brasil. A vasta obra desse autor forneceu, durante quase sete décadas, dados a análises sobre preservação da história e da memória da música brasileira. Legatário de uma tradição dos estudos sobre música, Mariz explicita em seus livros diálogos com predecessores e suscitam questões centrais a respeito da formação do cânone da música brasileira. A análise dos documentos da ABM, por um lado, e a adoção dos livros de Vasco Mariz como fonte, por outro, permitirão compreender a constituição do cânone a partir dos estudos realizados por autores que buscavam as "origens" e os elementos "populares" da musicalidade nacional. O projeto trata da circulação de ideias e das modalidades de escrita da história da música brasileira a partir de dois procedimentos metodológicos: a) consulta ao material dos acervos da ABM e aos textos produzidos por acadêmicos; b) análise textual das obras de Vasco Mariz.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LEAL, Luã Ferreira. O "popular" na pauta da Academia Brasileira de Música. 2019. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.