Busca avançada
Ano de início
Entree

Revisão e análise cladística das aranhas neotropicais do gênero Tafana Simon, 1903 (Araneae: Anyphaenidae, Anyphaeninae)

Processo: 15/13815-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2015
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Antonio Domingos Brescovit
Beneficiário:Luiz Fernando Moura de Oliveira
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Anyphaeninae   Neotropical

Resumo

Anyphaenidae apresenta 56 gêneros e 525 espécies e compreende aranhas com pequeno a médio porte, que habitam diversos ambientes. Anyphaenidae está dividida em Malenellinae, Amaurobioidinae e Anyphaeninae sendo esta última caracterizada pelas quelíceras com mais de quatro dentículos na retromargem, espiráculo traqueal aproximadamente no meio do ventre ou entre o meio do ventre e o sulco epigástrico. A subfamília Anyphaeninae compreende 33 gêneros e 346 espécies na região Neotropical, dentro das quais se destaca o grupo Aysha, caracterizado por possuir como característica diagnóstica importante o processo embólico na base do embôlo. Dentre estes gêneros escolhemos revisar as espécies do gênero Tafana Simon, cuja espécies se distribuem até o momento no norte da América do Sul, no Equador, Venezuela, Colômbia e Peru. Este gênero apresenta quatro espécies descritas, e é diagnosticado por apresentar distinto processo embolar basal e processo tegular ventral distal no palpo dos machos e epígino das fêmeas com átrio em forma de "T", com a margem anterior esclerotizada.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Luiz Fernando Moura de. Revisão e análise cladística das aranhas Neotropicais do gênero Tafana Simon, 1903 (Araneae: Anyphaenidae, Anyphaeninae). 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.