Busca avançada
Ano de início
Entree

Lousa digital interativa e objetos de aprendizagem: a convergência de tecnologias para melhoria da educação

Processo: 14/25460-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2016
Vigência (Término): 31 de agosto de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Jose Luis Bizelli
Beneficiário:Rodolfo Fernandes Esteves
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Políticas públicas   Objetos de aprendizagem   Tecnologias da informação e comunicação   Interatividade

Resumo

A proposta da pesquisa é investigar o uso associado da Lousa Digital Interativa (LDI) com Objetos de Aprendizagem (OA) para a melhoria do processo de aprendizagem em sala de aula. O campo escolhido para a análise é uma escola municipal de Araraquara, São Paulo, particularmente, os resultados obtidos através do uso dos dispositivos em conteúdos de Matemática e Língua Portuguesa. Conforme indicado na Dissertação de Mestrado Barreiras para Implementação da Lousa Digital Interativa: um estudo de caso (Processo FAPESP 2012/06526-1), embora haja esforços para incorporação, apropriação e uso da LDI em Araraquara, os indicadores apontam para um conjunto de barreiras ao desenvolvimento de trabalhos significativos que conduzam o processo de ensino-aprendizagem a um patamar desejável. Nesse contexto, os OA ganham destaque, pois ajudam a superar a falta de softwares adequados. Enquanto unidades de conteúdo instrucional com objetivo de aprendizagem e destinados a ensinar um conceito focado - que inclui, mas não se limita a: simulações, cálculos eletrônicos, animações, tutoriais, vídeos, ilustrações, diagramas, mapas e combinações desses tipos de recursos com a finalidade de apresentar exemplos intercambiáveis, argumentos, casos e exercícios práticos - os AO podem ser utilizados pelo professor para mediar o ensino ou pelo aluno para apoiar a aprendizagem de um determinado conteúdo curricular. A abordagem metodológica da investigação está fundamentada pela pesquisa-ação no campo determinado através de atividades que permitam o desenvolvimento de metodologias e de práticas pedagógicas que associem o uso dos AO à LDI. Compreender-se-ão as necessidades da escola e dos professores para a utilização dos AO e da LDI, construindo, de forma colaborativa, alternativas para a prática docente, tanto na exposição dos conteúdos quanto no suporte individual ao aluno. A tese afirma, portanto, que o uso associado dessas tecnologias tem maior potencial para melhorar a aprendizagem dos alunos.

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre a bolsa::
Quando o computador ajuda a aprender 

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ESTEVES, Rodolfo Fernandes. Políticas públicas para implementação tecnológica na educação escolar. 2018. 130 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.