Busca avançada
Ano de início
Entree

Correlação estrutura x propriedades de transporte de CO2 em membranas de poli(éterimida)/líquido iônico

Processo: 15/00609-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2015
Vigência (Término): 30 de setembro de 2017
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Caio Marcio Paranhos da Silva
Beneficiário:Priscila Vedovello
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Propriedades de transporte   Membranas poliméricas   Tratamento térmico   Dióxido de carbono   Polímeros (materiais)

Resumo

Nas últimas décadas, estudos financiados por órgãos governamentais e não-governamentais têm alertado ao nível global as deletérias consequências do aumento das emissões de dióxido de carbono (CO2) oriundas da queima de combustíveis fósseis. No contexto brasileiro, a estabilidade econômica dos últimos anos levou a um aumento significativo da frota de veículos automotores, contribuindo diretamente para alterações perceptíveis no meio ambiente, especialmente nas grandes cidades.Dentre as estratégias para a captura pós-combustão de CO2, a utilização de membranas poliméricas tem ganhado destaque frente às tecnologias convencionais adotadas. Dentre as vantagens, cita-se a facilidade de preparação, montagem e baixo custo. Líquidos iônicos possuem elevada capacidade sortiva de CO2, o que tem levado ao desenvolvimento de sistemas de captura de CO2 baseados em líquidos iônicos suportados em membranas poliméricas. Entretanto, há poucas informações disponíveis sobre alterações na estrutura interna de matrizes poliméricas em relação ao transporte de CO2 quando da presença de líquidos iônicos. Além disso, são poucas as investigações dos efeitos da história de processamento destas membranas sobre as propriedades de transporte de CO2 e das interações entre os líquidos iônicos e a matriz polimérica.Nesta proposta, membranas baseadas em poli(éterimida) contendo líquido iônico de base imidazólica serão submetidas a diferentes histórias de processamento, visando a análise da correlação estrutura x propriedade de transporte de CO2 x história de processamento.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COSTA, JOSE ARNALDO SANTANA; VEDOVELLO, PRISCILA; PARANHOS, CAIO MARCIO. Use of Ionic Liquid as Template for Hydrothermal Synthesis of the MCM-41 Mesoporous Material. SILICON, v. 12, n. 2, p. 289-294, FEB 2020. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.