Busca avançada
Ano de início
Entree

Empacotamento de itens irregulares considerando balanceamento de carga

Processo: 15/16298-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2015
Vigência (Término): 30 de abril de 2017
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Pesquisador responsável:Marina Andretta
Beneficiário:Raquel Akemi Okuno Kitazume da Silva
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07375-0 - CeMEAI - Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria, AP.CEPID
Assunto(s):Problemas de corte e empacotamento   Heurística

Resumo

Problemas de empacotamento de itens irregulares, ou seja, não-retangulares e não-circulares (ou problemas de nesting), são problemas que visam determinar um arranjoótimo de itens irregulares menores dentro de peças maiores, retangulares ou irregulares (que chamamos de recipientes), a fim de atender a uma demanda. Dentre estesproblemas, temos os chamados problemas de empacotamento em bins irregulares, para os quais os recipientes têm tamanho fixo e desejamos encontrar um arranjo dos itensnos recipientes de modo a atender uma demanda e utilizar o menor número possível de recipientes.Um caso particular deste problema surge quando necessitamos dispor de objetos irregulares em navios, minimizando a quantidade de navios necessária para transportartodos os objetos. Este problema pode ser visto como um problema bidimensional, no qual desejamos encontrar o melhor arranjo de itens irregulares (objetos) em recipientes também irregulares (navios), de forma a utilizar a menor quantidade de recipientes (navios). No entanto, este problema possui uma restrição adicional: os objetos possuem pesos e o navio precisa ficar em equilíbrio, o que significa que, além de evitar a sobreposição entre os objetos, alguns arranjos não são possíveis, pois podem desbalancear o peso no navio.O objetivo deste projeto é estudar e implementar métodos de solução para o problema de empacotamento de itens irregulares em recipientes irregulares, levando emconsideração o balanceamento do peso dos itens nos recipientes. Estes métodos de solução consistirão em heurísticas e, possivelmente, métodos exatos.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Raquel Akemi Okuno Kitazume da. Empacotamento de itens irregulares considerando balanceamento da carga. 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.