Busca avançada
Ano de início
Entree

O Facebook enquanto ferramenta no planejamento cultural: uma análise comportamental das interações entre usuários da rede social

Processo: 15/12096-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2015
Vigência (Término): 30 de setembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Kester Carrara
Beneficiário:Heitor Marques Miranda
Instituição-sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Tecnologia   Mídias sociais   Análise do comportamento   Interação social (sociologia)   Relações interpessoais

Resumo

A relação entre a Análise do Comportamento (AC) e a tecnologia não é uma novidade. Skinner desde o início se aproveitou dessa relação para desenvolver soluções criativas e que moldaram os rumos da ciência por ele estudada. Skinner também sempre evidenciou a necessidade de que os analistas do comportamento se engajem com questões sociais e culturais, porém até recentemente, esse foi um campo relativamente negligenciado pela maioria dos pesquisadores da área. Aos que assumem tal desafio, se antepõem discussões no sentido de apontar a necessidade de soluções para os problemas sociais que envolvam tendências tecnológicas e que não se limitem tanto por questões espaciais e temporais. Nesse sentido se inserem as redes sociais. Cada vez mais o número de usuários dessas redes aumenta, assim como o tempo que eles passam conectados. Tais redes surgem como ferramentas que atendem a demandas levantadas por autores consagrados na área. O presente estudo busca maior compreensão das interações sociais nessas redes a partir do conceito de contingência de três termos, para que, com esse embasamento, seja viável propor as redes sociais enquanto uma ferramenta que pode ser de extrema utilidade no planejamento de práticas culturais.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MIRANDA, Heitor Marques. O Facebook enquanto ferramenta no planejamento cultural : uma análise comportamental de interações na página da prefeitura de Curitiba. 2017. 150 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp) Faculdade de Ciências.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.