Busca avançada
Ano de início
Entree

Diversidade e ecologia de cianobactérias de crostas biológicas de cerrado brasileiro

Processo: 15/17709-8
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2016
Vigência (Término): 28 de junho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Taxonomia Vegetal
Pesquisador responsável:Luis Henrique Zanini Branco
Beneficiário:Náthali Maria Machado de Lima
Supervisor no Exterior: Ferran Garcia-Pichel
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Local de pesquisa : Arizona State University, Tempe (ASU), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:14/06245-8 - Diversidade dè cianobactérias Èm crostas biológicas e avaliação dè atividade celulolítica e hemicelulolítica, BP.MS
Assunto(s):Comunidades biológicas   Cianobactérias   Solos

Resumo

Crostas biológicas de solo (CBS) são comunidades presentes na superfície do solo de diversos tipos de ambientes e podem ser compostas por cianobactérias, algas verdes, microfungos, bactérias, liquens e musgos. Elas têm uma extrema importância ecológica para as dinâmicas do solo, juntando partículas e formando crostas coesas, dando estabilidade e protegendo contra forças erosivas, além de realizar fixação de nitrogênio e carbono. Pensando na ausência de trabalhos taxonômicos com CBS no Brasil, um projeto principal tem sido executado baseado em estudos morfológicos e moleculares a partir de amostras de cultura, entretanto, recentemente, este projeto foi aperfeiçoado com a aquisição de dados metagenômicos a partir de sequenciamentos de próxima geração para CBS. Isto permitiu a adição de novas informações a respeito da diversidade de cianobactérias das comunidades estudadas e forneceu um melhor conjunto de dados. Portanto, este projeto objetiva utilizar um banco de dados específico de crostas biológicas de solo, pertencente ao laboratório Garcia-Pichel, para refinar a identificação taxonômica de filotipos de Cerrado produzidos pelo sequenciamento de próxima geração, comparar a diversidade entre crostas do Brasil e de outras localidades do mundo e relacionar parâmetros ecológicos à diversidade de crostas biológicas de solo do Brasil. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MACHADO-DE-LIMA, NATHALI MARIA; CAMARA FERNANDES, VANESSA MOREIRA; ROUSH, DANIEL; AYUSO, SERGIO VELASCO; RIGONATO, JANAINA; GARCIA-PICHEL, FERRAN; ZANINI BRANCO, LUIS HENRIQUE. The Compositionally Distinct Cyanobacterial Biocrusts From Brazilian Savanna and Their Environmental Drivers of Community Diversity. FRONTIERS IN MICROBIOLOGY, v. 10, DEC 17 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.