Bolsa 15/20923-1 - Inteligência coletiva, Rede privada virtual - BV FAPESP
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Comunicação reticular e as plataformas telemáticas na gestão de cursos para o ensino superior

Processo: 15/20923-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 07 de janeiro de 2016
Data de Término da vigência: 06 de abril de 2016
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Relações Públicas e Propaganda
Pesquisador responsável:Célia Maria Retz Godoy dos Santos
Beneficiário:Jonathan Hanan Bosso
Supervisor: Ana Maria Cortijo Sánchez
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidad de Sevilla (US), Espanha  
Vinculado à bolsa:15/03575-0 - Comunicação reticular e as plataformas telemáticas na gestão de cursos para o ensino superior, BP.IC
Assunto(s):Inteligência coletiva   Rede privada virtual   Telemática   Tecnologias interativas   Construção do conhecimento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem Colaborativa | Comunidade global | Construção de saberes | Inteligência Coletiva | Serviços telemáticos | pesquisa de opinião - Linha de pesquisa: Gestão e Políticas da Informação e da Comunicação Midiática

Resumo

A presente investigação busca estudar e discutir as implicações das redes virtuais e serviços telemáticos na construção interativa do conhecimento na universidade. A partir de pesquisas qualitativas e experiência aplicada com gestão de ensino em uma plataforma virtual num programa interuniversitário entre Unesp e a Universidad de Sevilla - De La Clase a La Cuenta -, a intenção é observar as similaridades e divergências de ambas as universidades, a fim de avaliar o processo e impacto desta no ensino e em seus atores (docentes e estudantes). A utilização deste Programa como um ensaio empírico nos possibilita a criação de uma equipe de investigação internacional para observar os serviços telemáticos em apoio ao compartilhamento de ideias, informações, conhecimentos, problemas e do uso dos equipamentos virtuais. Com este estudo será possível enriquecer o processo e as formas de utilização destes serviços pelas comunidades acadêmicas de ambas as universidades. Os serviços telemáticos estão transformando nosso ecossistema cognitivo e social. Isso faz com que o indivíduo que tenha acesso a estes se submeta a um processo de adaptação e reestruturação que impacta seu sistema relacional e cognitivo: daí a necessidade de se verificar como isso ocorre e o que poderia ser melhorado. Outro ponto a ser abordado é sobre a dinâmica do ensino- aprendizado nos cursos superiores. Com a investigação numa universidade no exterior será possível confrontar os resultados obtidos no Brasil e em Sevilha, a fim de discutir a respeito das tecnologias de informação e comunicação, que estão presentes no cotidiano contemporâneo da academia, assim como as práticas pedagógicas e metodologias de ensino que utilizam plataformas virtuais. Espera-se poder esclarecer ainda sobre o processo de construção do conhecimento coletivo, explorando as singularidades deste novo espaço virtual que se abre aos estudantes e docentes no ensino-aprendizagem. A investigação desenvolvida em conjunto entre a Universidad de Sevilla e a Unesp poderá criar e sistematizar um grupo plural, com saberes e conhecimentos diversos, de modo a se constituir numa equipe de estudo internacional que socializará a forma e uso das plataformas digitais de ensino telemático em auxílio a gestão de conhecimentos e do ensino a partir da aprendizagem ativa e a distância. A metodologia utilizada neste processo será a pesquisa qualitativa, com entrevistas em profundidade com os usuários da plataforma teste do programa De La clase a La cuenta, a fim de verificar usabilidade, dificuldades, vantagens e formas de socialização de informações e gestão de conhecimentos, aqui no Brasil e em Sevilha. Portanto, acreditamos que a experiência investigativa na Universidad de Sevilla seja fundamental para podermos comparar, discutir, analisar as implicações dos serviços telemáticos universitários no processo de ensino- aprendizado e na construção de conhecimentos. (AU)

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