Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da inibição do TNF-alfa sobre a pressão arterial, perfil hemodinâmico e biomarcadores na hipertensão arterial resistente

Processo: 15/17151-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2015
Vigência (Término): 31 de março de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Heitor Moreno Junior
Beneficiário:Ana Paula Cabral de Faria Modolo
Instituição-sede: Hospital de Clínicas (HC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/02316-3 - Efeitos da estimulação transcraniana por corrente direta sobre parâmetros hemodinâmicos em pacientes com hipertensão arterial resistente, BE.EP.PD
Assunto(s):Inflamação

Resumo

A hipertensão arterial resistente (HAR) é definida como a condição em que a pressão arterial (PA) se mantém acima da meta pressórica apesar do uso concomitante de três ou mais classes de anti-hipertensivos em doses otimizadas. A influência da inflamação na HAR tem sido bastante discutida. Os níveis elevados de PA promovem aumento de citocinas pró-inflamatórias, tais como o tumor de necrose tumoral alfa (TNF-±) e interleucinas 1 (IL-1) e 6 (IL-6). Foi demonstrado que o tratamento com inibidor de TNF-± melhora a PA e a função endotelial e rigidez arterial em pacientes com artrite reumatoide. Recentemente, foi demonstrado que os níveis de TNF-alfa estão elevados em pacientes hipertensos resistentes quando comparados a normotensos. O presente projeto visa avaliar se a inibição aguda do TNF-alfa reduz os níveis de PA, assim como, altera os parâmetros hemodinâmicos e de lesão em órgãos-alvo e biomarcadores inflamatórios na HAR. O estudo será cruzado, duplo cego, em que 12 pacientes em seguimento no Ambulatório de Hipertensão Resistente do HC/UNICAMP serão atribuídos aleatoriamente aos grupos (1) infusão de soro seguido de infusão de infliximabe (inibidor de TNF-alfa, 3 mg/kg) e (2) infliximabe seguido de soro, durante 2 horas com intervalo (washout) de 40 dias entre as infusões. Serão determinados PA de consultório, central e da MAPA, biomarcadores inflamatórios, hipertrofia cardíaca (ecocardiografia), função endotelial por vasodilatação fluxo-mediada), rigidez arterial por velocidade de onda de pulso (sistema Sphygmocor CPV), nos períodos pré e após 7 dias das infusões. Os parâmetros hemodinâmicos não invasivos (sistema Finometer) serão determinados simultaneamente à infusão. As concentrações plasmáticas de TNF-alfa, ILs-1,-6 e -10, proteína quimiotática de monócitos-1, GMPc, chemerina e adiponectina serão determinado por ELISA, e as de óxido nítrico por quimioluminescência. É esperado que a inibição do TNF-alfa regule os níveis de PA, permitindo uma abordagem mais racional do tratamento da HAR, bem como a prevenção de lesões em órgãos-alvo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE FARIA, ANA PAULA; RITTER, V, ALESSANDRA M.; SANTA-CATHARINA, ARTHUR; SOUZA, DEBORA P.; NASERI, ESTEPHANIA P.; BERTOLO, MANOEL B.; PIOLI, MARIANA RODRIGUES; CARVALHO, CAIO C.; MODOLO, RODRIGO; MORENO, HEITOR. Effects of Anti-TNF alpha Therapy on Blood Pressure in Resistant Hypertensive Subjects: A Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Pilot Study. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 116, n. 3, p. 443-451, MAR 2021. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.