Busca avançada
Ano de início
Entree

O Ator do Teatro ao Cinema, do Cinema ao Teatro: Stanislavski, Actors Studio e Antunes Filho

Processo: 15/06707-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2015
Vigência (Término): 31 de outubro de 2017
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Cinema
Pesquisador responsável:Cristian da Silva Borges
Beneficiário:Sabrina Tozatti Greve
Instituição-sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Teatro   Atores

Resumo

Este projeto se propõe a analisar a função do ator e seu modelo de interpretação tanto no teatro quanto no cinema. Em um primeiro momento, investigaremos como a escola americana, especificamente o Actors Studio, criou uma metodologia específica de interpretação para os atores, com maior projeção no cinema, a partir das pesquisas sistematizadas pelo mestre teatral russo Constantin Stanislavski. A abrangência dessa investigação na cena norte-americana incluirá Richard Boleslavski (discípulo de Stanislavski e coordenador do The Laboratory Theatre nos EUA), Lee Strasberg e Elia Kazan (fundadores do Group Theatre e do Actors Studio, respectivamente). Em um segundo momento, a pesquisa estará voltada para o processo de criação do projeto "Prêt-à-Porter", coordenado pelo diretor teatral brasileiro Antunes Filho, cuja matriz de investigação remete sobretudo à interpretação naturalista dos atores no cinema. O projeto, iniciado em 1998 e contando com dez edições apresentadas ao público ao longo dos anos, constituiu-se na principal referência de investigações sobre o trabalho do ator no Centro de Pesquisa Teatral do Sesc-SP. A contribuição da pesquisa de Antunes Filho representa um legado fundamental para os novos intérpretes brasileiros, sua influência tendo sido tão significativa quanto a de Stanislavski na formação de toda uma geração de atores presentes na produção cinematográfica contemporânea. A partir desse duplo percurso, do teatro ao cinema e do cinema ao teatro, o intuito será o de investigar o processo de criação do ator e seu meio de expressão em ambas as áreas, e a forma como se retroalimentam, seja por suas diferenças ou semelhanças.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GREVE, Sabrina Tozatti. O Ator do teatro ao cinema: um estudo sobre apropriações. 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.