Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e caracterização de modelo de dermatite atópica in vitro

Processo: 15/23938-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2016
Vigência (Término): 15 de julho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biologia Geral
Pesquisador responsável:Silvya Stuchi Maria-Engler
Beneficiário:Tatiana Do Nascimento Pedrosa
Supervisor no Exterior: Yves Poumay
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Namur (UNamur), Bélgica  
Vinculado à bolsa:13/12682-9 - Avaliação de efeitos imunossupressores da radiação UV em equivalente de epiderme imunocompetente, BP.DR
Assunto(s):Biologia celular   Dermatite atópica

Resumo

A dermatite atópica (DA) é uma condição inflamatória crônica da pele cada vez mais comum, afetando 15-30% das crianças nos países industrializados e possuindo uma grande necessidade não atendida de terapias eficazes. DA é considerada uma doença com resposta celular tipo TH2 caracterizada pela super expressão de citocinas pró-inflamatórias, tais como IL-4, IL-13 e IL-25. Poumay e colegas mostraram que as alterações na expressão de vários genes sugerem que os queratinócitos em epiderme humana reconstruída (RHE) respondem à depleção do colesterol como monocamadas, no entanto, preservam a histologia e função barreira do modelo indicando que há alguma ativação adicional, provavelmente a partir do sistema imune. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo investigar a resposta do tecido a depleção do colesterol seguida pela exposição de citocinas Th2 num modelo in vitro de dermatite atópica. No futuro, este modelo poderá ser usado para avaliarcandidatos a medicamentos ou agentes que visem a prevenção ou o tratamento desta condição patológica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEDROSA, TATIANA DO NASCIMENTO; DE VUYST, EVELYNE; MOUND, ABDALLAH; DE ROUVROIT, CATHERINE LAMBERT; MARIA-ENGLER, SILVYA STUCHI; POUMAY, YVES. Methyl-beta-cyclodextrin treatment combined to incubation with interleukin-4 reproduces major features of atopic dermatitis in a 3D-culture model. ARCHIVES OF DERMATOLOGICAL RESEARCH, v. 309, n. 1, p. 63-69, JAN 2017. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.