Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência de elementos móveis em linhagens de Xanthomonas oryzae

Processo: 15/24956-1
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 05 de fevereiro de 2016
Vigência (Término): 04 de junho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Marie-Anne van Sluys
Beneficiário:Paula Cristina Gasperazzo Turrini
Supervisor no Exterior: Jan Elnor Leach
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Colorado State University, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:12/24954-0 - Influência de elementos móveis em linhagens de Xanthomonas oryzae, BP.DR
Assunto(s):Arroz   Xanthomonas

Resumo

Elementos móveis possuem um grande potencial de influência na evolução de genomas bacterianos. São integrantes importantes do processo de geração da variabilidade genética, promovendo a diversidade da população frente à estocasticidade do ambiente. Meu projeto de Doutorado investiga como os elementos genéticos móveis influenciaram a história evolutiva da linhagem de bactérias fitopatogênicas Xanthomonas oryzae. Espécies de X. oryzae são classificadas em duas variedades patogênicas: X. oryzae pv. oryzae (Xoo) e X. oryzae pv. oryzicola (Xoc). Apesar de serem filogeneticamente muito próximas, os dois patovares diferem quanto a estratégias de colonização, patogenicidade e também apresentam diferentes perfis genômicos de elementos de transposição. Este projeto BEPE tem o objetivo de investigar a influência de elementos móveis explorando um evento particular de transferência horizontal - a ilha genômica XODB602, encontrada exclusivamente no patovar X. oryzae pv. oryzicola, e nos genomas de membros da família Rhizobiales. A recente publicação da natureza bioquímica do produto sintetizado pela ilha XODB602, bem como estudos in vivo realizados em oryzicola nos forçou a redirecionar alguns dos objetivos específicos descritos no projeto principal de Doutorado. Os experimentos publicados estão em consonância com os experimentos que nós estávamos realizando e são informações de fundamental importância. Este novo contexto nos permitiu estabelecer uma abordagem mais direta em relação a hipótese estabelecida no projeto principal. Nós redirecionamos nossos esforços de modo a enfatizar o impacto evolutivo de uma característica adquirida por transferência horizontal. A estratégia envolve realizar estudos de competição e entender a distribuição e genética da ilha XODB602 em diferentes cepas de oryzicola.Iremos realizar estudos de competição como medida de fitness celular. Competindo cepas que possuem e não possuem a ilha XODB602 - ilha genômica que contém genes da via metabólica do terpeno ent-kaureno - pretendemos identificar se a aquisição deste operon representa uma inovação adaptativa. Vamos avaliar o fitness celular pela taxa na qual a linhagem knock-out de XODB602 e sua versão selvagem exclui uma a outra ao serem co-inoculadas no hospedeiro (Oryza sativa L.).Investigamos anteriormente a presença de XODB602 em diferentes populações de X. oryzae pv. oryzicola coletadas de diferentes regiões geográficas. Nosso resultado revelou que a ilha genômica apresenta ums dinâmica de população complexa. Propomos como uma abordagem complementar, sequenciar a região XODB602 de diferentes cepas de oryzicola juntamente com genes do metabolismo central e de função celular básica (housekeeping) necessário para indexar a variação genética neutra. Nosso objetivo é examinar de forma exaustiva mudanças genéticas e capturar informações sobre processos de aquisição ou manutenção da variação, e estabelecendo uma ampla estrutura evolutiva de uma caráter metabólico. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NAGEL, RAIMUND; TURRINI, PAULA C. G.; NETT, RYAN S.; LEACH, JAN E.; VERDIER, VALERIE; VAN SLUYS, MARIE-ANNE; PETERS, REUBEN J. An operon for production of bioactive gibberellin A(4) phytohormone with wide distribution in the bacterial rice leaf streak pathogen Xanthomonas oryzae pv. oryzicola. NEW PHYTOLOGIST, v. 214, n. 3, SI, p. 1260-1266, MAY 2017. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.