Busca avançada
Ano de início
Entree

Dinâmica de estados excitados de sistemas doadores-receptores investigada por técnicas espectroscópicas com resolução temporal

Processo: 15/24818-8
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de agosto de 2016
Vigência (Término): 31 de julho de 2017
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Rômulo Augusto Ando
Beneficiário:Rômulo Augusto Ando
Anfitrião: Terry Lee Gustafson
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Ohio State University, Columbus, Estados Unidos  
Vinculado ao auxílio:12/13119-3 - Espectroscopia vibracional em fases condensadas, AP.TEM
Assunto(s):Espectroscopia   Líquidos iônicos   Solvatação   Dinâmica   Estado excitado

Resumo

A descrição do processo de transferência de carga fotoinduzida é fundamental para a compreensão de importantes reações que ocorrem em diferentes contextos da química. É sabido que a dinâmica de estados excitados de espécies moleculares em solução depende essencialmente da relaxação do solvente e da reorganização estrutural que acompanha a excitação eletrônica. Com o intuito de compreender ambos, o efeito do solvente e as alterações moleculares que ocorrem após a excitação, a utilização de sondas moleculares com propriedades doadoras-receptoras é conveniente devido à presença de estados excitados de transferência de carga característicos, o que dá origem a diferentes assinaturas vibracionais em comparação ao estado eletrônico fundamental. O foco deste projeto é a investigação de vários sistemas doadores-receptores conjugados dissolvidos em solventes moleculares e iônicos por técnicas espectroscópicas com resolução temporal. Em particular, ciano e nitroaromáticos substituídos serão dissolvidos em solventes orgânicos convencionais de diferentes polaridades e em diferentes classes de líquidos iônicos, e serão investigados por técnicas espectroscópicas de absorção transiente (TA), infravermelho com resolução temporal (TRIR) e Raman com resolução temporal (TRR) para se descrever a dinâmica dos estados excitados. Adicionalmente, cálculos baseados na teoria do funcional da densidade (DFT/TDDFT) serão realizados para dar suporte aos dados experimentais. Nossa abordagem pretende fornecer uma compreensão aprofundada dos processos de solvatação que determinam propriedades físico-químicas de uma importante classe de moléculas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANDO, ROMULO A.; BROWN-XU, SAMANTHA E.; NGUYEN, LISA N. Q.; GUSTAFSON, TERRY L. Probing the solvation structure and dynamics in ionic liquids by time-resolved infrared spectroscopy of 4-(dimethylamino) benzonitrile. Physical Chemistry Chemical Physics, v. 19, n. 36, p. 25151-25157, SEP 28 2017. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.