Busca avançada
Ano de início
Entree

As representações de Anna Kariênina no romance e no cinema: a construção dialógica de sujeitos em diferentes gêneros

Processo: 15/10613-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2016
Vigência (Término): 30 de abril de 2017
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Filosofia da Linguagem
Pesquisador responsável:Luciane de Paula
Beneficiário:Tatiele Novais Silva
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Diálogo   Gêneros do discurso   Ideologia   Sujeito

Resumo

O presente projeto propõe estudar a questão dos valores ideológicos e como estes influenciam na construção estética e no estilo constituintes dos discursos que se manifestam por meio de diferentes gêneros. Este projeto pretende analisar tanto o discurso romanesco Anna Kariênina (2009), de Liev Tolstói; quanto o da obra fílmica Anna Karenina, de 2012; fundamentado na filosofia da linguagem do Círculo de Bakhtin. O que norteia a reflexão deste projeto é a temática do adultério, uma vez que é central nos dois textos que compõem o corpus da pesquisa e esses enunciados, ao tratarem dessa temática, cada qual com sua forma e seu estilo, em sua arquitetônica, refletem e refratam relações sociais no grande tempo da história humana. A relevância deste projeto se justifica por tentar proporcionar um estudo reflexivo acerca da dialogicidade da linguagem (colocada de maneira interdiscursiva/intertextual), o que pode contribuir com os estudos contemporâneos do discurso e dos gêneros, especialmente ao se considerar a caracterização verbo-voco-visual, particularmente, do gênero fílmico.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Tatiele Novais. As representações de Anna Kariênina no romance e no cinema: a construção dialógica de sujeitos em diferentes gêneros. 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Araraquara Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.