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Caracterização citogenética de híbridos do gênero Astyanax como modelo experimental de estudo

Processo: 15/12902-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2015
Vigência (Término): 30 de novembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Fábio Porto-Foresti
Beneficiário:Caio Augusto Gomes Goes
Instituição-sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Citogenética   Hibridização genética   Híbridos   Produção animal   Peixes   Astyanax

Resumo

A interferência humana vem contribuindo para um aumento significativo da ocorrência de peixes híbridos através de técnicas de melhoramento genético, comumente utilizadas na comercialização destes animais. Entre os principais objetivos da hibridação artificial, está à busca de uma produção de animais com melhor desempenho genético, porém, sua produção pode causar riscos genéticos potenciais, como linhagens férteis, o que pode vir a contaminar bancos genéticos das espécies parentais. A identificação e diferenciação de espécies híbridas são essenciais para um manejo mais adequado desses animais. A aplicação de técnicas citogenéticas é uma das etapas iniciais neste processo, o qual é eficaz tanto para a verificação dos níveis de ploidia e morfologia dos cromossomos, como na procedência dos complementos cromossômicos dos parentais nos produtos resultantes na hibridação. Tendo em vista a grande importância do gênero Astyanax como modelo de estudos voltados para a variabilidade de cariótipos e marcadores citogenéticos, o presente trabalho tem por objetivo descrever citogeneticamente pela primeira vez indivíduos híbridos deste gênero para a obtenção de informações sobre o cariótipo e da distribuição dos marcadores citogenéticos em indivíduos híbridos, sendo essas importantes contribuições para o estudo de peixes híbridos, do gênero Astyanax e para a validação desses híbridos como modelo experimental de estudo.