Busca avançada
Ano de início
Entree

Confiabilidade e concordância da avaliação da força voluntária máxima dos músculos cervicais pela dinamometria manual

Processo: 15/15854-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2015
Vigência (Término): 30 de novembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Débora Bevilaqua Grossi
Beneficiário:Ana Paula Oliveira Carnevalli de Miranda
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Fisioterapia   Ortopedia   Enxaqueca sem aura   Força muscular   Força da mão   Confiabilidade   Análise funcional   Coeficiente de correlação de Pearson

Resumo

Medidas de força muscular cervical confiáveis são imprescindíveis para o diagnóstico cinético funcional adequado e para a melhor prescrição de programas de tratamento para pacientes com acometimentos nessa região, como por exemplo, as mulheres com migrânea. Diante do desafio clínico de avaliar a força desse segmento, o uso de um dinamômetro manual parece ser alternativa viável por ser de fácil aplicação e financeiramente acessível aos profissionais. No entanto, as propriedades de medida dessa ferramenta na avaliação cervical ainda não estão bem adequadamente testadas. O objetivo deste estudo será verificar a confiabilidade e a concordância do teste de força voluntária máxima dos músculos cervicais com o Lafayette Manual Muscle Testing System em mulheres sem cefaleia e mulheres migrânea. Para a confiabilidade interexaminadores, dois examinadores avaliarão o sujeito mesmo dia, com um intervalo de 10 minutos entre as avaliações. Para a confiabilidade intraexaminador, duas avaliações serão feitas pelo mesmo examinador com intervalo de uma semana. O pico de força dos movimentos de flexão, extensão e inclinações laterais serão avaliados em uma ordem individual determinada por sorteio e a mesma ordem será mantida nas três avaliações. A confiabilidade intra e interexaminadores serão verificadas pelo coeficiente de correlação intraclasse e a concordância pelo erro padrão da medida.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA CAMEVALLI, ANA PAULA; BEVILAQUA-GROSSI, DEBORA; SOBRAL OLIVEIRA, ANA IZABELA; CARVALHO, GABRIELA FERREIRA; FEMANDEZ-DE-LAS-PENAS, CESAR; LIMA FLORENCIO, LIDIANE. Intrarater and Inter-rater Reliability of Maximal Voluntary Neck Muscle Strength Assessment Using a Handheld Dynamometer in Women With Headache and Healthy Women. JOURNAL OF MANIPULATIVE AND PHYSIOLOGICAL THERAPEUTICS, v. 41, n. 7, p. 621-627, SEP 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.