Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise comparativa de resistência bacteriana induzida via ciclos de antimicrobianos e terapia fotodinâmica

Processo: 15/20370-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2016
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Carla Raquel Fontana Mendonça
Beneficiário:Ana Lígia Blanco
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Microbiologia   Fármacos fotossensibilizantes   Farmacorresistência bacteriana   Anti-infecciosos   Terapia fotodinâmica   Análise qualitativa comparativa (QCA)

Resumo

A terapia fotodinâmica (TFD) é uma modalidade terapêutica baseada na administração de um corante (agente fotossensibilizador) não tóxico ao paciente com posterior exposição a uma fonte de luz de comprimento de onda específico provocando a morte das células-alvo via dano oxidativo. Devido ao caráter múltiplo e não específico da morte provocada pela TFD, o desenvolvimento de resistência por parte das células bacterianas é improvável. Nos últimos anos a OMS tem alertado que a "era pós-antibióticos" é uma ameaça cada vez mais concreta. E, embora a resistência bacteriana continue a surgir, a taxa de desenvolvimento de novos antibióticos diminuiu nas últimas três décadas. A resistência adquirida à TFD, embora seja tida como improvável, tem sido investigada, mas os estudos do potencial dos microrganismos em desenvolver tal resistência são ainda escassos e controversos e, por isso, investigar seu real potencial em induzir resistência bacteriana se faz crucial. Neste projeto, nos propomos a avaliar o potencial de ciclos consecutivos de doses subinibitórias de Terapia Fotodinâmica (TFD) em induzir resistência em cepas bacterianas e comparar esta ação com consecutivos ciclos de antibioticoterapia nas mesmas cepas.