Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação de laser de baixa intensidade para modular a viabilidade, estresse oxidativo e apoptose de células tronco mesenquimais do tecido adiposo submetidas a toxicidade por doxorrubicina

Processo: 15/14239-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2015
Vigência (Término): 30 de novembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Andrey Jorge Serra
Beneficiário:Rafael Do Nascimento de Lima
Instituição-sede: Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Campus Vergueiro. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Células-tronco   Terapia a laser   Doxorrubicina   Insuficiência cardíaca

Resumo

As antraciclinas são agentes quimioterápicos largamente utilizados no tratamento de doenças hematológicas e neoplasias. Dentre estas, a doxorrubicina (DOXO) assume posição de destaque. É oportuno mencionar, no entanto, que esta alternativa terapêutica pode causar danos celulares de grande magnitude, persistentes mesmo após a vigência do uso da droga, especialmente nos cardiomiócitos. Nestes casos, o avanço para a insuficiência cardíaca (IC) não é raro. Devido a estas implicações, o uso de diferentes opções terapêuticas para abrandar os efeitos da DOXO no coração foi testado, como a terapia com células-tronco, que já havia se mostrado interessante no tratamento da IC em decorrência de outros eventos. Todavia, as expectativas positivas com o uso da terapia celular frente a IC decorrente do uso da DOXO são abrandadas pela toxicidade da droga, o que pode ocasionar redução drástica da sobrevida das células após o transplante. A proposta deste projeto é testar o uso da terapia laser de baixa intensidade (TLBI) neste cenário, em que seus efeitos serão analisados como ferramenta de pré-condicionamento para aumentar a resistência à DOXO de células-tronco mesenquimais em cultura. Para tanto, inicialmente será realizado estudo piloto com o objetivo de escolher a dose de DOXO capaz de resultar em morte de aproximadamente 50% das células em cultura. Prosseguiremos com aplicação de três diferentes doses de laser em culturas incubadas com a dose alvo de DOXO e, análises de viabilidade e proliferação celular, além de dosagens de apoptose e estresse oxidativo.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE LIMA, RAFAEL DO NASCIMENTO; VIEIRA, STELLA SOUSA; ANTONIO, EDNEI LUIZ; CAMILLO DE CARVALHO, PAULO DE TARSO; VIEIRA, RODOLFO DE PAULA; DIAS MARTINS MANSANO, BARBARA SAMPAIO; DE ARRUDA JUNIOR, DANIEL FERREIRA; COSTA GIRARDI, ADRIANA CASTELLO; FERREIRA TUCCI, PAULO JOSE; SERRA, ANDREY JORGE. Low-level laser therapy alleviates the deleterious effect of doxorubicin on rat adipose tissue-derived mesenchymal stem cells. JOURNAL OF PHOTOCHEMISTRY AND PHOTOBIOLOGY B-BIOLOGY, v. 196, JUL 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.