Busca avançada
Ano de início
Entree

A arrecadação fiscal e o endividamento dos estados brasileiros

Processo: 15/25070-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2016
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Estado e Governo
Pesquisador responsável:George Avelino Filho
Beneficiário:Gabriel Zanlorenssi
Instituição-sede: Escola de Economia de São Paulo (EESP). Fundação Getúlio Vargas (FGV). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/15658-1 - As instituições políticas subnacionais: um estudo comparativo dos estados brasileiros, AP.TEM
Assunto(s):Administração pública   Política fiscal   Dívida pública   Recursos públicos   Impostos   Banco de dados

Resumo

Este projeto de iniciação científica tem por objetivo contribuir para a construção do banco de dados de estudos sobre os recursos fiscais de que dispõem os estados brasileiros. A base de dados de que dispomos reúne os dados publicados pelo Tesouro Nacional sobre as receitas e as despesas dos 27 estados brasileiros de 1986 a 2014. O objetivo desta iniciação científica será de estudar o esforço fiscal dos estados mensurado através do esforço de arrecadação de impostos, do nível de transferências recebidas pelos estados do governo federal e por meio do endividamento dos mesmos. O produto final desta iniciação científica contribuirá para o banco de dados das contas fiscais dos estados brasileiros do CEPESP. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARBERIA, LORENA; AVELINO, GEORGE; ZANLORENSSI, GABRIEL. Economic Voting in Brazil's Gubernatorial Elections, 1994-2014. PUBLIUS-THE JOURNAL OF FEDERALISM, v. 49, n. 2, p. 250-270, SPR 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.