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Simulação/ensaios de efeitos diretos de raios em estruturas aeronáuticas em compósitos

Processo: 15/22246-7
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de março de 2016
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Circuitos Elétricos, Magnéticos e Eletrônicos
Pesquisador responsável:Jose Pissolato Filho
Beneficiário:Jose Pissolato Filho
Anfitrião: David William Phillip Thomas
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Nottingham, University Park, Inglaterra  

Resumo

Proposta de estudoOs testes na UNICAMP, nos corpos de prova de CFC confeccionados pela EMBRAER, observou-se uma forte concentração das correntes nos prendedores das extremidades da linha dos arrebites. A distribuição da corrente não apresentou uniformidade nos prendedores mostrando que é importante desenvolver uma ferramenta que possa mostrar estas variações em cada ponto da estrutura. Essencialmente, o projeto que será efetuado na Universidade de Nottingham será estudar o mapeamento do fluxo ou densidade de corrente ao longo da estrutura e verificação dos pontos críticos. Para isso serão utilizadas ferramentas computacionais que existem na Universidade de Nottingham. O resultado da simulação com a caracterização dos fluxos e comparação com resultados experimentais as partes de fibra de carbono utilizadas em aeronave poderão ter reforço nos arrebites nas regiões mais afetadas. O grupo do Prof. Christos Christopoulos se destaca nas pesquisas em modelamentos computacionais com a tecnica desenvolvida no grupo com o software TLM. O "George Green Institut for Electromagnetics Research" desenvolve projetos com as industrias aeronauticas na área de EMC e Lightning. Mais detalhes estão no projeto anexo.