Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do papel de TGF-²1 no carcinoma diferenciado de tireóide

Processo: 15/19117-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2016
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Laura Sterian
Beneficiário:Karina Colombera Peres
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Endocrinologia   Marcador molecular   Fatores transformadores de crescimento

Resumo

Nódulos na tireoide são extremamente frequentes, afetando aproximadamente 50% da população. Embora comuns, a grande maioria dos nódulos detectáveis são benignos. No entanto, 25% dos não têm um diagnóstico conclusivo através da citologia, dificultando a conduta clínica com estes pacientes. O fator de transformação do crescimento-² (TGF-²) é uma citocina envolvida na proliferação, migração, inflamação, reparação de tecido, resposta imune, diferenciação celular e apoptose em diferentes tipos celulares. A principal função de TGF-² é mediar ativações intracelulares de citocinas pró-inflamatórias e sua deficiência leva a uma extensa inflamação. Nosso grupo vem demonstrando que a inflamação pode estar relacionada ao perfil molecular e ao prognóstico do CDT. Assim, o objetivo deste trabalho é verificar uma possível correlação entre polimorfismos nos genes TGFB1, e seus receptores (TGFBR1 e TGFBR2), assim como sua expressão gênica e proteica, e a suscetibilidade ao câncer diferenciado da tireoide (CDT) e/ou a características clínicas da doença e a sua progressão. Serão analisados 100 pacientes com CDT e 100 portadores de nódulos benignos. Os dados obtidos serão relacionados com dados clínicos e de evolução dos pacientes. Este trabalho será relacionado com dados obtidos em estudos anteriores sobre aspectos imunológicos da resposta ao tumor, incluindo citocinas e seus receptores. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PERES, Karina Colombera. Estudo do papel de TGF-ß1 no carcinoma diferenciado da tireoide. 2018. Dissertação de Mestrado.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.