Busca avançada
Ano de início
Entree

Relação nitrato/amônio e a tolerância do capim Tanzânia ao estresse causado por cobre

Processo: 15/20625-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2016
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Pastagens e Forragicultura
Pesquisador responsável:Francisco Antonio Monteiro
Beneficiário:João Cardoso de Souza Junior
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Metais   Nutrientes minerais do solo   Fitorremediação

Resumo

A toxidez de cobre (Cu) afeta negativamente o metabolismo do nitrogênio (N), a atividade fotossintética e causa estresse oxidativo nas plantas, limitando o crescimento da planta e a remedição das áreas contaminadas por espécies vegetais. Apesar disso, a adequada nutrição com proporções de NO¬3-/NH4+ pode aumentar a tolerância de plantas à toxidez de Cu. Atualmente, não há estudos que mostrem tais efeitos, especialmente no capim Tanzânia (Panicum maximum), o qual tem mostrado tolerância a alguns metais. O objetivo é avaliar, em condição de casa de vegetação, o efeito das proporções de NO¬3-/NH4+ no alívio de estresse induzido por Cu em capim Tanzânia cultivado em solução nutritiva, por meio da avaliação de parâmetros morfogênicos, fisiológicos, produtivos, nutricionais e bioquímicos. A partir dos resultados será possível melhor caracterizar a toxidez de Cu no capim Tanzânia, bem como avaliar a resposta de tolerância da planta em função das proporções de NO¬3-/NH4+. A melhor e mais aprofundada compreensão dos mecanismos de tolerância do capim Tanzânia ao Cu, bem como o papel da nutrição mineral para o aumento dessa tolerância, poderá orientar o manejo nutricional específico para o cultivo destas plantas em solos contaminados por esse metal. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUZA JUNIOR, JOAO CARDOSO; NOGUEIROL, ROBERTA CORREA; MONTEIRO, FRANCISCO ANTONIO. Nitrate and ammonium proportion plays a key role in copper phytoextraction, improving the antioxidant defense in Tanzania guinea grass. ECOTOXICOLOGY AND ENVIRONMENTAL SAFETY, v. 171, p. 823-832, APR 30 2019. Citações Web of Science: 1.
NOGUEIROL, ROBERTA CORREA; MONTEIRO, FRANCISCO ANTONIO; DE SOUZA JUNIOR, JOAO CARDOSO; AZEVEDO, RICARDO ANTUNES. NO3-/NH4(+) proportions affect cadmium bioaccumulation and tolerance of tomato. Environmental Science and Pollution Research, v. 25, n. 14, SI, p. 13916-13928, MAY 2018. Citações Web of Science: 3.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JUNIOR, João Cardoso de Souza. Suprimento de nitrato e amônio e a tolerância do capim tanzânia ao estresse por excesso de cobre. 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.