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Qualidade de vida e satisfação com a experiência acadêmica de graduandos em Gerontologia

Processo: 15/02550-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2016
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2016
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Fabiana de Souza Orlandi
Beneficiário:Rafaela Brochine Lanzotti
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Geriatria   Envelhecimento da população   Curso de graduação   Estudantes   Qualidade de vida   Consentimento esclarecido   Estudos transversais

Resumo

Diante o processo de envelhecimento populacional, há o aumento da demanda por profissionais capacitados a atender os idosos em suas especificidades biopsicossociais. Neste contexto, em 2009 surge o Curso de Graduação em Gerontologia na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Por se tratar de um curso novo, o estudante pode se sentir inseguro em relação à sua área de atuação. Deste modo, este estudo almeja comparar as percepções de qualidade de vida e a satisfação com a experiência acadêmica de graduandos em Gerontologia. Trata-se de uma pesquisa descritiva, correlacional, de corte transversal, com abordagem quantitativa, que será realizada no Departamento de Gerontologia da UFSCar. Os sujeitos que aceitarem participar do estudo, com a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, responderão aos seguintes instrumentos: Instrumento de Caracterização dos Sujeitos, Critério de Classificação Econômica Brasil, Índice de Rendimento Acadêmico (IRA), Instrumento de Avaliação de Qualidade de Vida (WHOQOL-bref) e Escala de Satisfação com a Experiência Acadêmica (ESEA). O projeto foi formalmente aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa: