Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da qualidade e acurácia de resumos de ensaios controlados aleatorizados em fisioterapia para dor lombar

Processo: 15/16953-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2016
Vigência (Término): 30 de abril de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Leonardo Oliveira Pena Costa
Beneficiário:Dafne Port Nascimento
Instituição-sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Dor lombar   Fisioterapia

Resumo

Tipo de estudo: Análise bibliométrica de ensaios controlados aleatorizados. Introdução: Resumos de ensaios clínicos aleatorizados devem ser estruturados, claros e devem refletir exatamente o que foi realizado no estudo. O resumo é a principal base de avaliação de informações de um estudo e pode ser a única fonte a que o profissional de saúde tem acesso, mostrando a importância de um resumo acurado e de boa qualidade. Estudos em diversas áreas da saúde avaliaram a qualidade e acurácia de resumos e encontraram discrepâncias como omissão de informações, resultados inconsistentes com o texto, falta de qualidade na estruturação dos resumos, interpretação exagerada de resultados e viés de seleção. Justificativa: Estudos deste tipo na área da fisioterapia não foram realizados até o momento. Objetivo: Analisar a qualidade de resumos de ensaios controlados aleatorizados em fisioterapia para dor lombar e a acurácia dos resultados e conclusão dos resumos quando comparados com o texto completo. Métodos: Uma amostra aleatória de 200 ensaios controlados aleatorizados em dor lombar publicados e indexados na base de dados PEDro será analisada. Serão extraídas informações a respeito da estrutura do artigo e resumo. Além disso as informações do resumo serão comparadas com as informações do texto completo. Resultados esperados: Assim como em outras áreas da saúde, resumos de estudos clínicos em fisioterapia para dor lombar podem apresentar inconsistências quando comparados com o texto. Esses resultados podem auxiliar editores de periódicos a mudarem suas políticas editoriais em relação aos resumos. Esses resultados também podem fazer com que profissionais de saúde evitem tomar decisões clínicas unicamente baseados em resumos de artigos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NASCIMENTO, DAFNE P.; COSTA, LEONARDO O. P.; GONZALEZ, GABRIELLE Z.; MAHER, CHRISTOPHER G.; MOSELEY, ANNE M. Abstracts of Low Back Pain Trials Are Poorly Reported, Contain Spin of Information, and Are Inconsistent With the Full Text: An Overview Study. ARCHIVES OF PHYSICAL MEDICINE AND REHABILITATION, v. 100, n. 10, p. 1976-1985, OCT 2019. Citações Web of Science: 3.
NASCIMENTO, DAFNE PORT; GONZALEZ, GABRIELLE ZOLDAN; ARAUJO, AMANDA COSTA; PENA COSTA, LEONARDO OLIVEIRA. Description of low back pain clinical trials in physical therapy: a cross sectional study. BRAZILIAN JOURNAL OF PHYSICAL THERAPY, v. 23, n. 5, p. 448-457, SEP-OCT 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.