Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinantes do trabalho infantil: uma análise com painel dinâmico dos estados brasileiros

Processo: 15/21410-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2016
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Economia do Bem-estar Social
Pesquisador responsável:Marcelo Justus dos Santos
Beneficiário:Temidayo James Aransiola
Instituição-sede: Instituto de Economia (IE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças   Adolescentes   Capital humano   Trabalho infantil

Resumo

A taxa de trabalho infantil no Brasil, embora tenha forte tendência de redução ao longo dos anos, ainda é significativamente diferente entre os estados brasileiros. Nesse contexto, o problema de pesquisa deste projeto é: quais são as causas da elevada diferença na taxa de trabalho infantil entre os estados brasileiros entre 2001 e 2014? Logo, o principal objetivo do estudo é identificar as causas dessa diferença. Em termos específicos busca-se: (a) identificar a dinâmica temporal presente no processo estocástico da taxa de trabalho infantil para mensurar os efeitos de curto e longo prazo de choques nas possíveis determinantes do trabalho infantil, como, por exemplo, choques na proporção de famílias pobres recebendo benefícios do Programa Bolsa Família, e (b) identificar o impacto das medidas de fiscalização do trabalho na taxa de trabalho infantil. A modelagem empírica será feita utilizando um painel de dados dos estados brasileiros. Além de permitir investigar as causas da heterogeneidade nas taxas de trabalho infantil entre os estados, o uso de dados em painel permite controlar fatores específicos de estado não observáveis. Ademais, permite incorporar dinâmica temporal na taxa de trabalho infantil. Logo, permitirá mensurar tanto os efeitos de curto como de longo prazo de choques nas determinantes do trabalho infantil. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ARANSIOLA, TEMIDAYO JAMES; JUSTUS, MARCELO. Child Labor Hazard on Mental Health: Evidence from Brazil. JOURNAL OF MENTAL HEALTH POLICY AND ECONOMICS, v. 21, n. 2, p. 49-58, . (15/21410-8)
TEMIDAYO JAMES ARANSIOLA; MARCELO JUSTUS. Evolução dos níveis de trabalho infantil nos estados brasileiros: limites e contradições das políticas. Economia e Sociedade, v. 29, n. 1, p. 273-295, . (15/21410-8)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARANSIOLA, Temidayo James. Determinants, dynamic and consequence of child labor in Brazil. 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Economia Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.