Busca avançada
Ano de início
Entree

Fatores de transcrição e a regulação de genes relacionados à parede celular de Histoplasma capsulatum durante estresse

Processo: 15/22908-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2016
Vigência (Término): 30 de março de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
Pesquisador responsável:Rosana Puccia
Beneficiário:Larissa Valle Guilhen Longo
Supervisor no Exterior: Chad Rappleye
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Ohio State University, Columbus, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:13/13574-5 - Expressão de genes relacionados à parede celular de fungos dimórficos patogênicos sob condições de estresse: identificação de fatores de transcrição envolvidos na regulação, BP.PD
Assunto(s):Regulação da expressão gênica   Estresse psicológico   Parede celular   Micologia

Resumo

Histoplasma capsulatum é uma espécie fúngica de importância médica nas Américas do Norte e Latina. A parede celular, principal interface do fungo com o hospedeiro, é constituída principalmente de polissacarídeos estruturais, os quais podem sofrer remodelamento durante condições de estresse. Muitos fatores de transcrição estão envolvidos na resposta a diferentes condições de estresse em fungos, incluindo Mns2/4, Hsf1, Rlm1, Swi4, Adr1 e Crz1. Durante o primeiro período de desenvolvimento do projeto de pós-doutorado relacionado ao pedido de bolsa BEPE, nós mostramos que elementos de transcrição reconhecidos pelos fatores Hsf e Adr1 são abundantes em regiões promotoras de todos os grupos de genes relacionados à síntese/remodelamento dos principais grupos de polissacarídeos da parede celular. Adicionalmente, nós mostramos que condições de estresse causadas por baixo pH e NaNO2 induziram mudanças substanciais no perfil de transcrição de genes codificadores de fatores de transcrição e relacionados à parede celular. O estresse causado por baixo pH aumentou os níveis de mRNA dos genes codificadores de Hsf,Msn2/4, Crz1, alfa- e beta-glucana sintases, quitina sintase, quitinase e beta glucanase. De maneira oposta, o estresse nitrosativo induziu a diminuição nos níveis de mRNA de Crz1, quitina sintase, beta glucosidase e Rho1 GTPase. O presente projeto tem como objetivo avaliar a importância funcional de fatores de transcrição de Histoplasma na regulação de genes relacionados à síntese/remodelamento de polissacarídeos da parede celular durante diferentes condições de estresse e relacionadas à infecção. Nós avaliaremos o papel de alguns fatores de transcrição, escolhidos entre aqueles citados acima, utilizando mutantes com baixa expressão gênica construídos por RNA de interferência. Nós também faremos a caracterização de sequências regulatórias por meio do truncamento e/ou inserção de cópias de elementos de transcrição em promotores de genes relacionados à parede celular. Esse projeto será realizado na Ohio State University, Columbus, EUA, sob a supervisão do Dr. Chad A. Rappleye. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LONGO, LARISSA V. G.; RAY, STEPHANIE C.; PUCCIA, ROSANA; RAPPLEYE, CHAD A. Characterization of the APSES-family transcriptional regulators of Histoplasma capsulatum. FEMS Yeast Research, v. 18, n. 8 DEC 2018. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.