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Um estudo analítico funcional das atitudes implícitas e explícitas do auto perdão: desenvolvendo um treino de tomada de perspectiva

Processo: 15/19184-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2016
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Antonio Celso de Noronha Goyos
Beneficiário:Diana Ferroni Bast
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/11362-9 - Os efeitos do treino de tomada de perspectiva em atitudes relacionadas ao autismo e saúde psicológica em tutores com ABA, BE.EP.PD

Resumo

Esse estudo tem por objetivo investigar o modelo analítico funcional de auto perdão, baseado na Relational Frame Theory (RFT), no qual o auto perdão é conceitualizado como um repertório de tomada de perspectiva (relações deídicas). Especificamente, esse estudo envolverá a elaboracao de uma intervenção voltada para adultos visando treinar habilidades de tomada de perspectiva em situações da vida real percebidas como fracasso. Irão ser recrutados 48 adultos que serão distribuídos aleatoriamente a um dos três grupos, grupo controle sem intervenção, um grupo que receberá instrução de mindfulness (para prestar atenção nos pensamentos sem interferir) e um grupo experimental recebendo uma intervenção de RFT de treino de tomada de perspectiva. Partipantes serão avaliados antes e no final da intervenção usando medidas de auto perdão e psicopatologia. Para avaliar o auto-perdão, será utilizada uma medida empírica de RFT (Implicit Relational Assessment Procedure, IRAP) juntamente com medidas (explícitas) convencionais de auto-relato. Análise estatística de modelos mistos será usada para comparar os efeitos das intervenções intra e entre grupos, examinando a eficácia da intervenção do treino de perspectiva de auto-perdão. Como resultado, espera-se que haja mudancas positivas após a intervenção para os grupos de mindfulness e de tomada de perspectiva. Além disso, espera-se que haja diferenças entre os grupos de mindfulness e de tomada de perspectiva. Esse será o primeiro estudo a elaborar uma intervenção analitico-funcional de treino tomada de perspectiva em adultos na bordagem analitico comportamental em situações complexas do dia-adia e a examinar os efeitos do treino usando vários indicadores de saúde psicológica. Como tal, espera-se obter resultados relacionados à RFT que podem levar ao refinamento das abordagens relacionadas ao auto perdão

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