Busca avançada
Ano de início
Entree

Dois resultados em educação - computadores e educação primária e estudos comparativos de ações sociais em universidades brasileiras

Processo: 15/19288-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 17 de janeiro de 2016
Vigência (Término): 16 de julho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Jacques Wainer
Beneficiário:Jacques Wainer
Anfitrião: Tatiana Melguizo
Instituição-sede: Instituto de Computação (IC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Southern California (USC), Estados Unidos  
Assunto(s):Ensino superior   Computação

Resumo

Eu vou desenvolver duas linhas de pesquisa, ambas usando grandes bases de dados de resultados de exames, em particular o PISA (para educação primaria) e o ENADE (para educação superior).O primeiro projeto visa avaliar uma hipotese que eu levantei no artigo Wainer, Vieira & Melguizo 2015 que com o passar do tempo (ou na medida que sistemas computacionais ficam melhores ou na medida que a sociedade aprende a usar computadores para educação primária) o efeito negativo de ter computadores em casa para crianças de baixas classes socioeconomicas decresce e se torna tão positivo quanto o efeito para crianças de classes socioeconomicas mais altas. Aquele artigo mostrou que há um tamanho de efeito de por volta 0.2 desvios-padrão por ter um computador em casa para crianças de todas as classes socioeconomicas. Mas esses resultados são contraditórios em relação a um artigo anterior meu Wainer et al 2008, que mostrava o efeito positivo apenas para crianças de alto nível socioeconimico e um efeito negativo para crianças de baiso nível socioeconomico. Como o primeiro artigo de 2008 usava dados de 2001 enquanto o segundo usa dados de 2007 a 2011, a hipótese é que "com o passar do tempo" há uma melhora do efeito de ter computadores em casa para as crianças de nível socioeconomico mais baixo. Nós usaremos os dados do PISA para um mesmo pais através dos anos, e comparando diferentes países para testar a hipótese.O segundo projeto vai analisar os resultados do ENADE para alunos que receberam benefícios sociais para a educação superior, em particular, os alunos que entraram na universidade através de cotas e os alunos que receberam bolsas da Prouni durante a graduação. Eu vou trabalhar com a Profa Tatiana Melguizo, uma professora associada da University of Southern California Rossier School fo Education, com quem eu escrevi o artigo Wainer, Vieira & Melguizo, que levantou a hipótese da melhora dos efeitos de ter computador em casa e um artigo sobre o valor adicionado da educação universitária brasileira (Melguizo & Wainer - em revisão). Eu acredito que a interação com a Profa Melguizo vai me permitir entender em maiores detalhes as especificidades do campo da Educação e em particular me ajudar a interpretar os resultados das analises estatísticas dos banco de dados de exames.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Políticas de inclusão formam estudantes tão capacitados quanto seus colegas 
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias: (57 total)
Mais itensMenos itens

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.