Busca avançada
Ano de início
Entree

Relação entre as habilidades visuais e os processos de leitura em escolares com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)

Processo: 15/17485-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2015
Vigência (Término): 30 de novembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Simone Aparecida Capellini
Beneficiário:Michele Thais Soares Alves
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Transtorno do deficit de atenção com hiperatividade   Linguagem escrita   Leitura   Avaliação da deficiência   Aprendizagem

Resumo

Este estudo tem como objetivos visa caracterizar, comparar e relacionar as habilidades visuais e os processos de leitura em escolares com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e com bom desempenho acadêmico. Participarão deste estudo 30 escolares do ensino fundamental, de ambos os gêneros, na faixa etária de oito a doze anos idade, divididos em dois grupos: Grupo I (GI): composto por 15 escolares com diagnóstico interdisciplinar de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade e Grupo II (GII): composto por 15 escolares com bom desempenho acadêmico. Todos os escolares serão submetidos à aplicação do protocolo de Avaliação dos Processos de Leitura (PROLEC) e do Teste de Desenvolvimento da Percepção Visual - III (DTVP III). A aplicação destes procedimentos será realizada individualmente com os escolares de cada grupo. Os resultados serão analisados estatisticamente utilizando o Teste de Mann-Whitney objetivando verificar as diferenças entre os grupos estudados para as variáveis de interesse dos testes visando caracterizar e comparar o desempenho entre os grupos. O grau de relação entre as habilidades visuais e os processos de leitura será verificado por meio do teste de Análise de Correlação de Spearman. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)