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Aprendizagem docente e constituição profissional situadas em uma prática (inter e trans) disciplinar: o caso do estágio supervisionado proposto pela FE/Unicamp

Processo: 15/16227-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2016
Vigência (Término): 31 de maio de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Dario Fiorentini
Beneficiário:Jenny Patricia Acevedo Rincón
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/01511-0 - Aprendizagem, identidade e constituição profissional dos estagiários de licenciatura em matemáticas, BE.EP.DR

Resumo

As disciplinas de Estágio Supervisionado propostas e desenvolvidas pela Faculdade de Educação (FE) da Unicamp diferem daquelas propostas e desenvolvidas pelos Institutos em cada curso de Licenciatura. Os estágios desenvolvidos na FE envolvem em uma mesma turma estudantes das diferentes Licenciaturas, constituindo grupos de estagiários necessariamente não disciplinares. A pesquisa de campo se desenvolveu no contexto da disciplina Estágio Supervisionado I da FE/Unicamp, com 18 estudantes das licenciaturas em Química, Física, Matemática, História e Filosofia, Geografia, Letras e Artes. Consideramos que o estágio é de natureza interdisciplinar e transdisciplinar porque os estagiários podem problematizar situações próprias da prática pedagógica independente da disciplina a que pertencem. Assim, a participação no Estágio Supervisionado da FE permite aos estagiários perpassar e ultrapassar as fronteiras das disciplinas escolares e acadêmicas próprias dos cursos de licenciatura. Porém, espera-se que essa formação na licenciatura possa lhes ajudar a se posicionarem, mediante problematização e negociação de significados nas situações reconhecidas a partir da sua inserção na prática escolar. O objetivo principal da pesquisa é interpretar, analisar e descrever a aprendizagem docente e a constituição profissional dos estagiários da licenciatura em matemática, situadas em uma prática pedagógica interdisciplinar e transdisciplinar dentro da disciplina Estágio Supervisionado I oferecida pela FE/Unicamp. A inserção do estagiário no contexto da prática pedagógica visa problematizar e ressignificar sua participação nos diferentes contextos escolares, abrindo possibilidades para a mudança contínua de suas aprendizagens de maneira reflexiva e analítica. A pesquisa é de tipo qualitativo, pois produz informações e análises descritivas e interpretativas que primam pelo significado dado às ações. Os dados produzidos a partir das atividades documentadas da disciplina e de questionários e entrevistas serão analisados e interpretados por meio de análise narrativa da experiência formativa vivida e das aprendizagens docentes produzidas e incorporadas pelos estagiários ao longo desse processo.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RINCÓN, Jenny Patricia Acevedo. Aprendizagens profissionais docentes do (futuro) professor de matemática situadas em um estágio interdisciplinar. 2018. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação.

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