Busca avançada
Ano de início
Entree

A camada serapilheira-solo em áreas de reflorestamento de matas ciliares

Processo: 15/14785-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2016
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Marcel Okamoto Tanaka
Beneficiário:Luciana Ruggiero Bachega
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/26019-0 - Comunidades funcionais microbianas do solo em florestas tropicais em processo de restauração, BE.EP.DR
Assunto(s):Ecologia de ecossistemas   Ciclagem de nutrientes

Resumo

A retirada da cobertura vegetal nativa altera as funções ecológicas do ecossistema, entre as quais a ciclagem de nutrientes. As matas ciliares atuam como ligação entre o ambiente terrestre e o aquático e, assim, possuem importante papel no funcionamento dos ciclos biogeoquímicos. A camada serapilheira-solo é a principal responsável pela ciclagem de nutrientes e retorno destes para o sistema através da decomposição, que é a mineralização da matéria orgânica com a quebra dos compostos orgânicos em inorgânicos. Este processo é realizado por microrganismos, sendo dependente da composição química do substrato vegetal, das condições ambientais de temperatura e umidade, e das condições do solo, incluindo agregação e densidade. Assim, pode-se utilizar como parâmetros de recuperação de um ecossistema a produção e decomposição da serapilheira, sua composição química e retorno de nutrientes ao sistema; as características químicas e físicas do solo, como os estoques de carbono, assim como sua atividade microbiana. O presente projeto tem como objetivo avaliar a ciclagem de nutrientes em áreas de reflorestamento de matas ciliares como parâmetro de avaliação de sucessão ecológica em microbacias com trechos de riachos reflorestados na região do município de São Carlos. Para tanto, serão selecionadas nove áreas entre reflorestadas e controle, para o monitoramento da deposição, decomposição e composição química da serapilheira, sendo também avaliados e caracterizados os atributos do solo nestas áreas. Os resultados deste estudo permitirão a melhor compreensão dos efeitos da restauração e da estrutura da vegetação ripária na produção e decomposição da serapilheira e assim na manutenção dos ciclos bioquímicos. Assim, será possível indicar parâmetros para a implantação de projetos futuros e para o melhor gerenciamento de áreas de recuperação.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PENG, YAN; SCHMIDT, INGER KAPPEL; ZHENG, HAIFENG; HEDENEC, PETR; BACHEGA, LUCIANA RUGGIERO; YUE, KAI; WU, FUZHONG; VESTERDAL, LARS. Tree species effects on topsoil carbon stock and concentration are mediated by tree species type, mycorrhizal association, and N-fixing ability at the global scale. FOREST ECOLOGY AND MANAGEMENT, v. 478, DEC 15 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.