Busca avançada
Ano de início
Entree

Cosmologia de voids e halos em gravidade modificada

Processo: 15/01721-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2015
Situação:Interrompido
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física
Pesquisador responsável:Marcos Vinicius Borges Teixeira Lima
Beneficiário:Eder Leonardo Duarte Perico
Instituição-sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):18/11867-9 - Voids como Proba de gravidade modificada, BE.EP.PD
Assunto(s):Colapso gravitacional   Cosmologia física

Resumo

Em primeiro lugar, faremos uma análise de teorias de gravidade modificadas em escalas cosmológicas.A partir de simulações de n-corpos analisaremos observáveis complementares tais como a abundancia de halos de matéria escura e voids, em função de sua massa e redshift.Estes observáveis dependem da estrutura en grande escala do universo, que por sua vez é fortemente afetada pela forma como é modelada a aceleração atual.Em particular, o cenário em que ocorre a evolução dos voids (baixas densidades e grandes escalas) se mostra favorável na hora que testar e distinguir o modelo padrão, de modelos de gravidade modificada com efeito camaleão.Adicionalmente testaremos a validade da equação de Vlasov durante o processo de formação de halos virializados em simulações de n-corpos, dando seguimento tanto à entropia dos halos como também ao nível de mistura de suas partículas no espaço de fase.Esta hipótese é determinante na implementação do mecanismo de relaxamento violento incompleto, que permite modelar o perfil de densidade no estado do virial após o processo de colapso gravitacional da matéria escura.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PERICO, E. L. D.; TAMAYO, D. A. Running vacuum cosmological models: linear scalar perturbations. Journal of Cosmology and Astroparticle Physics, n. 8 AUG 2017. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.