Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação de Novos Metabólitos Secundários Bioativos de Microalgas Por Abordagens Analíticas Integradas

Processo: 15/22742-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2016
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Ernani Pinto Junior
Beneficiário:Lívia Soman de Medeiros
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Espectrometria de massas   Produtos naturais   Microalgas   Metabólitos secundários
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Derreplicação | Espectrometria de massas | Ficotoxinas | metabólitos secundários | microalgas | produtos naturais bioativos | Produtos Naturais

Resumo

Florações de algas nocivas (FANs) imprimem um constante desafio do ponto de vista ambiental, econômico e de biossegurança devido aos impactos deletérios nos ecossistemas aquáticos por elas afetados, em especial ocasionados pela produção de ficotoxinas. Contaminações de peixes e frutos do mar por estes compostos comumente convergem em casos de intoxicação humana e perdas significativas à indústria pesqueira e de aquicultura, retratando uma problemática atual em todo o mundo. Apesar do reconhecimento de vários metabólitos secundários de microalgas, a quimiodiversidade de muitas espécies parece ser pouco esclarecida e explorada. Neste sentido, a prospecção do potencial biossintético destes micro-organismos pode impulsionar a descoberta de novas moléculas bioativas e também auxiliar programas de monitoramento em contaminações de alimentos. Inspirado em tais perspectivas, o projeto propõe a investigação química do metabolismo secundário de microalgas do gênero Prymnesium e Cylindrospermopsis (cianobactérias) através de abordagens analíticas integradas. Para tanto serão implementados estudos de MS molecular networking bem como derreplicação baseada em dados de UHPLC-HRMS e HRMS/MS vinculada a consultas em bancos de compostos microbianos. A estratégia conduzirá triagens seletivas, mais rápidas e eficazes de metabólitos ainda desconhecidos produzidos pelas espécies, em diferentes meios de incubação. O uso de sistema cromatográfico semi-preparativo e a execução de experimentos de RMN em 1 e 2 dimensões permitirão respectivamente o isolamento e a elucidação estrutural de compostos alvo. As novas moléculas produzidas pelas espécies de Prymnesium e Cylindrospermopsis serão avaliadas de acordo com sua ictiotoxidade e atividade tóxica em células humanas. Os resultados obtidos poderão contribuir para o melhor entendimento dos mecanismos químicos envolvidos em perdas massivas de alimentos de origem aquática e também auxiliar em programas para contenção de surtos de FANs em âmbito global.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GERALDES, VANESSA; DE MEDEIROS, LIVIA S.; JACINAVICIUS, FERNANDA R.; LONG, PAUL F.; PINTO, ERNANI. Development and validation of a rapid LC-MS/MS method for the quantification of mycosporines and mycosporine-like amino acids (MAAs) from cyanobacteria. ALGAL RESEARCH-BIOMASS BIOFUELS AND BIOPRODUCTS, v. 46, . (15/22742-4, 14/50420-9)
GERALDES, VANESSA; DE MEDEIROS, LIVIA SOMAN; LIMA, STELLA T.; ALVARENGA, DANILLO OLIVEIRA; GACESA, RANKO; LONG, PAUL F.; FIORE, MARLI FATIMA; PINTO, ERNANI. Genetic and biochemical evidence for redundant pathways leading to mycosporine-like amino acid biosynthesis in the cyanobacterium Sphaerospermopsis torques-reginae ITEP-024. ALGAE, v. 35, n. 2, p. 177-187, . (14/50420-9, 15/22742-4, 18/01563-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.