Busca avançada
Ano de início
Entree

Detecção molecular de agentes Anaplasmatacea em canídeos selvagens no Pantanal Sul Matogrossense

Processo: 15/22387-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2016
Vigência (Término): 31 de julho de 2017
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Marcos Rogério André
Beneficiário:Ana Cláudia Calchi
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Reação em cadeia por polimerase (PCR)

Resumo

As enfermidades transmitidas por artrópodes vêm sendo recentemente estudadas em animais selvagens brasileiros, os quais podem atuar como hospedeiros e reservatórios tanto para os vetores quanto para os patógenos, muitos dos quais apresentam potencial zoonótico. A presença de animais domésticos em ambientes silvestres e vice-versa resulta em uma maior exposição do homem aos agentes transmitidos por artrópodes circulantes em animais selvagens. O presente estudo objetiva realizar a pesquisa, por meio de métodos moleculares, de agentes dos gêneros Ehrlichia spp. e Anaplasma spp. em amostras de sangue de canídeos selvagens que habitam a área do Pantanal sul matogrossense. As amostras positivas nas PCRs serão caracterizadas molecularmente por meio de seqüenciamento para validação das mesmas, comparação com seqüências já depositadas no GenBank e análise filogenética. Desta forma, os resultados obtidos irão contribuir para o diagnóstico e caracterização molecular dos agentes transmitidos por artrópodes no Pantanal sul matogrossense.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUSA, K. C. M.; CALCHI, A. C.; HERRERA, H. M.; DUMLER, J. S.; BARROS-BATTESTI, D. M.; MACHADO, R. Z.; ANDRE, M. R. Anaplasmataceae agents among wild mammals and ectoparasites in Brazil. EPIDEMIOLOGY AND INFECTION, v. 145, n. 16, p. 3424-3437, DEC 2017. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.