Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese e caracterização de catalisadores de ni e co suportados em Nb2O5 para conversão de celulose

Processo: 15/22711-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2016
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Cristiane Barbieri Rodella
Beneficiário:Heloise Carrer
Instituição-sede: Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Celulose   Óxido de nióbio   Catálise heterogênea   Hidrogenação   Propriedades estruturais   Caracterização estrutural   Síntese química

Resumo

A conversão catalítica de celulose é uma das rotas promissoras para a produção sustentável e limpa de produtos químicos e biocombustíveis. Primeiramente, a celulose deve ser hidrolisada e, posteriormente, a glicose pode ser convertida em reações de hidrogenação ou hidrogenólise. O óxido de nióbio tem mostrado grande potencial para aplicação na conversão da celulose devido as suas propriedades ácidas, que promovem reações de hidrólise. Já metais não nobres como Ni e Co, podem promover a hidrogenação da glicose. No entanto, as propriedades texturais e estruturais da nióbia precisam ser otimizadas para serem resistentes às condições de pressão e temperatura nas reações catalíticas com biomassa. Deste modo, o objetivo deste trabalho é o estudo da influência de parâmetros de síntese nas propriedades estruturais, texturais e ácidas do Nb2O5. Partículas de Ni e Co serão impregnadas na nióbia para a formação de catalisadores com características ácidas e sítios de hidrogenação. Os catalisadores multifuncionais compostos por Ni/Nb2O5 e Co/ Nb2O5 serão empregados na reação de conversão da celulose.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEAL, GLAUCO F.; BARRETT, DEAN H.; CARRER, HELOISE; FIGUEROA, SANTIAGO J. A.; TEIXEIRA-NETO, ERICO; CURVELO, ANTONIO APRIGIO S.; RODELLA, CRISTIANE B. Morphological, Structural, and Chemical Properties of Thermally Stable Ni-Nb2O5 for Catalytic Applications. Journal of Physical Chemistry C, v. 123, n. 5, p. 3130-3143, FEB 7 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.