Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da laserterapia de baixa intensidade na biodisponibilidade de células-tronco mesenquimais derivadas de adipócitos e implantadas em joelhos com osteoartrite experimental

Processo: 15/13656-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2016
Vigência (Término): 31 de outubro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Paulo de Tarso Camillo de Carvalho
Beneficiário:Tatiane Garcia Stancker
Instituição-sede: Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Campus Vergueiro. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Células-tronco mesenquimais   Laser de baixa intensidade   Terapia a laser de baixa intensidade   Osteoartrite

Resumo

A osteoartrite (OA) é um processo degenerativo crônico caracterizado pela deterioração da cartilagem progressiva, subcondral remodelação óssea, perda do espaço articular, osteófitosis, e perda de função. Atuais intervenções para a OA têm como principais objetivos aliviar os sintomas, reduzir a dor, e controlar a inflamação, no entanto estas intervenções farmacológicas e de terapia física tem pouco ou quase nenhum efeito sobre a reparação da cartilagem articular. Células-tronco mesenquimais (CTMs) estão sendo considerados para o tratamento de uma ampla gama de patologias, e pesquisadores estão especialmente interessados em seu potencial para o tratamento de lesões músculo-esqueléticas, tais como osteoartrite, osteoporose e osteonecrose. No entanto ainda existem problemas relacionados a biodisponiblidade e adesão destas celulas dentro do espaço articular. A laserterapia de baixa intensidade (LBI) tem demonstrado favorecer a proliferação de vários tipos celulares, inclusive células-tronco mesenquimais. Entretanto mostra-se necessário o melhor entendimento sobre o uso da laserterapia no pré-condicionamento e na irradiação pós-implantação de CTMs. Neste estudo serão utilizadas MSCs extraídas de tecido adiposo de ratos (rCTMs) e pré condicionadas com LBI bem como células não condicionadas e irradiadas pós implantação por meio de injeção direta no espaço articular em joelhos de ratos isogênicos submetidos a protocolo experimental de OA. Diante do exposto este estudo tem como objetivo determinar a se a laserterapia de baixa intensidade pode proporcionar o aumento da biodisponibilidade de celulas tronco mesenquimais injetadas em joelho de ratos submetidos a modelo experimental de OA, melhorando os benefícios condroprotetores, diminuindo a inflamação e a expressão de citocinas pró inflamatorias como a IL1 beta , IL-6 e TNF-alfa, metaloproteinases de matriz (MMP) e degradação dos proteoglicanos na cartilagem.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
STANCKER, TATIANE GARCIA; VIEIRA, STELLA SOUZA; SERRA, ANDREY JORGE; LIMA, RAFAEL DO NASCIMENTO; FELICIANO, REGIANE DOS SANTOS; SILVA, JR., JOSE ANTONIO; DOS SANTOS, SOLANGE ALMEIDA; DOS SANTOS VIEIRA, MARCIA ATAIZE; BRANDAO SIMOES, MAIRA CECILIA; LEAL-JUNIOR, ERNESTO CESAR; CAMILLO DE CARVALHO, PAULO DE TARSO. Can photobiomodulation associated with implantation of mesenchymal adipose-derived stem cells attenuate the expression of MMPs and decrease degradation of type II collagen in an experimental model of osteoarthritis?. Lasers in Medical Science, v. 33, n. 5, p. 1073-1084, JUL 2018. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.