Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelagem matemática da produção de enzimas pelo Trichoderma harzianum em fermentação submersa

Processo: 14/22537-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2016
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2019
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Aline Carvalho da Costa
Beneficiário:Lucas Gelain
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Trichoderma harzianum   Modelos matemáticos   Bioprocessos

Resumo

A produção de bioetanol a partir do bagaço da cana-de-açúcar desperta o interesse de pesquisadores, pois permite o aumento da produção deste combustível em usinas convencionais de bioetanol sem recorrer ao aumento da plantação da matéria prima (cana-de-açúcar). A conversão do bagaço em açúcares fermentescíveis é realizada na etapa de hidrólise. A hidrólise enzimática apresenta algumas vantagens em relação à hidrólise ácida como maior rendimento e alta especificidade. Desta forma, a produção das enzimas responsáveis por essa hidrólise corresponde também a uma etapa importante no processo. Apesar das vantagens da hidrólise enzimática, seu emprego ainda está limitado devido ao alto custo de produção das enzimas.A modelagem matemática do processo de produção das enzimas se torna uma importante ferramenta permitindo compreender melhor a relação entre consumo de substrato, crescimento celular e produção das enzimas e permite o desenvolvimento de estratégias de otimização e controle das operações de produção.Neste trabalho pretende-se realizar um estudo da modelagem matemática da produção de enzimas pelo Trichoderma harzianum utilizando substratos solúveis (sacarose ou glicerol) e insolúveis (celulose comercial), assim como fazer um estudo experimental detalhado permitindo assim um entendimento maior do processo. Serão ainda propostas opções para aumento da produtividade do processo, via operação em batelada alimentada e/ou divisão do processo em duas fases (crescimento e produção).

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GELAIN, LUCAS; PABST, MARTIN; DA CRUZ PRADELLA, JOSE GERALDO; DA COSTA, ALINE CARVALHO; VAN DER WIELEN, LUUK; VAN GULIK, WALTER M. Analysis of the proteins secreted by Trichoderma harzianum P49P11 under carbon-limited conditions. JOURNAL OF PROTEOMICS, v. 227, SEP 15 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.