Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação dos principais representantes da classe de éteres difenílicos polibromados (PBDEs) em peixe, ovos e leite empregando microextração em sorvente empacotado (MEPS) e cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas (CG-MS)

Processo: 15/19665-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2016
Vigência (Término): 01 de março de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Análise Toxicológica
Pesquisador responsável:Fernando Barbosa Júnior
Beneficiário:Marília Cristina Oliveira Souza
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/23372-9 - Exposição de gestantes brasileiras aos compostos perfluorados em sangue: níveis e correlações com possíveis implicações para a saúde, BE.EP.DR
Assunto(s):Alimentos   Contaminantes emergentes

Resumo

O desenvolvimento industrial bem como a intensa atividade humana expõe a população a uma nova categoria de contaminantes, os contaminantes emergentes, dentre os quais destacam-se os retardantes de chama, como os éteres de difenilas polibromadas (PBDEs). Os PBDEs são utilizados como medida de segurança na prevenção de incêndios em indústrias de eletrônicos, têxtil, automobilística e construção civil. Estes contaminantes são estáveis no ambiente, podendo acumular na cadeia alimentar aquática, e apresentar efeitos deletérios ao homem tais como hepatotoxicidade, neurotoxicidade, alterações imunológicas e endócrinas. As principais vias de exposição incluem inalação, ingestão de poeira e através da dieta (peixes, carnes e ovos, derivados do leite e vegetais). Na literatura científica, existem diversas metodologias de preparo de amostras para determinação de PBDEs em alimentos. No entanto, estes procedimentos são tediosos e requerem grande consumo de solvente e de amostra. Diante do exposto, o presente projeto visa desenvolver e validar um método de análise dos principais congêneres de PBDEs em amostras peixe, ovos de galinha e leite de vaca empregando microextração em sorvente empacotado (MEPS) e cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas (GC-MS). Após o desenvolvimento do método, ele será aplicado para avaliar os níveis de contaminação de alimentos do Brasil quanto à presença de PBDEs. Neste sentido, os resultados deste projeto fornecerão dados preliminares e ainda inéditos em relação aos níveis de PBDEs em alimentos consumidos no Brasil.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA SOUZA, MARILIA CRISTINA; ROCHA, BRUNO ALVES; OLIVEIRA SOUZA, JULIANA MARIA; BERRETTA, ANDRESA APARECIDA; BARBOSA, JR., FERNANDO. A Fast and Simple Procedure for Polybrominated Diphenyl Ether Determination in Egg Samples by Using Microextraction by Packed Sorbent and Gas Chromatography-Mass Spectrometry. FOOD ANALYTICAL METHODS, v. 12, n. 7, p. 1528-1535, JUL 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.