Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel do microRNAs no controle da expressão gênica de adiponectina

Processo: 15/24650-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2016
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Geral
Pesquisador responsável:Alice Cristina Rodrigues
Beneficiário:Mariana de Mendonça
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Adiponectina   MicroRNAs

Resumo

A adiponectina é uma adipocina secretada majoritariamente pelos adipócitos e tem papel importante na regulação do metabolismo, tendo sua produção alterada em diversos quadros, como na resistência à insulina associada à obesidade. Apesar da ampla evidência de seu papel no metabolismo, pouco se sabe sobre os mecanismos envolvidos no controle da sua expressão, mas aparentemente os genes da adiponectina e seus receptores podem ser regulados por microRNAs (miRs), portanto, o desenvolvimento de um tratamento que regule a expressão desses miRs pode ser eficaz na melhora da resistência à insulina. A pioglitazona é um agonista dos receptores ativados por proliferador de peroxissomo (PPAR) gama e alfa, que parece melhorar a sensibilidade à insulina por aumentar a produção de adiponectina. Embora o tecido adiposo parece constituir o principal alvo dos agonistas de PPAR gama, estudos clínicos e pré-clínicos apontam o músculo esquelético também como um alvo. Estudos recentes do nosso laboratório com camundongos C57BL/6 alimentados com dieta hiperlipídica por 8 semanas para indução de resistência à insulina, mostraram expressão aumentada de adiponectina e de seu receptor AdipoR2 no músculo esquelético após tratamento com pioglitazona. O aumento de adiponectina e de seu receptor se correlacionou com a diminuição da expressão dos microRNAs (miRs), miR-23b, e miR-222. Portanto, diante do exposto, nossos objetivos são avaliar em modelo animal knockout para adiponectina, se o tratamento com pioglitazona melhora da resistência à insulina e se tal melhora está associada com a regulação de expressão de miR-23b e miR-222 no músculo esquelético. Por fim avaliaremos o papel dos microRNAs na regulação da expressão de adiponectina em cultura celular.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE MENDONCA, MARIANA; DE SOUSA, ERICA; DA PAIXAO, AILMA O.; DOS SANTOS, BRUNA ARAUJO; SPAGNOL, ALEXANDRE ROVERATTI; MURATA, GILSON M.; ARAUJO, HYGOR N.; DE LIMA, TANES IMAMURA; PASSOS SIMOES FROES GUIMARAES, DIMITRIUS SANTIAGO; SILVEIRA, LEONARDO R.; RODRIGUES, ALICE C. MicroRNA miR-222 mediates pioglitazone beneficial effects on skeletal muscle of diet-induced obese mice. Molecular and Cellular Endocrinology, v. 501, FEB 5 2020. Citações Web of Science: 0.
DE MENDONCA, MARIANA; CARDOSO DOS SANTOS, BRUNA DE ARAUJO; DE SOUSA, ERICA; RODRIGUES, ALICE CRISTINA. Adiponectin is required for pioglitazone-induced improvements in hepatic steatosis in mice fed a high-fat diet. Molecular and Cellular Endocrinology, v. 493, AUG 1 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.