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Construção da camada limite atmosférica em túnel de vento: aplicações em Arquitetura e Urbanismo

Processo: 15/21248-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2016
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Alessandra Rodrigues Prata Shimomura
Beneficiário:Alberto Joseph Khouri
Instituição-sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Tecnologia da arquitetura   Camada limite atmosférica   Ventilação natural   Túneis de vento   Rugosidade   Pesquisa bibliográfica

Resumo

Esta pesquisa de Iniciação Científica insere-se no projeto em andamento "Túnel de Vento de Camada Limite Atmosférica. Pesquisas em Arquitetura e Urbanismo e aplicações potenciais em outras áreas do conhecimento", processo 2013.1.22948.1.0, com vigência de setembro de 2013 a setembro de 2016, aprovado na Chamada Ampliação e Melhoramento da Infraestrutura de Pesquisa do Programa de Incentivo à Pesquisa INFRA-USP 2012-2013, Grupo B, destinado a apoiar a criação de centros de instrumentação multiusuários e core facilities. O projeto é coordenado pela Profa. Dra. Denise Duarte e, com os recursos liberados até o momento estão sendo adquiridos instrumentos e insumos para pesquisa no túnel de vento, já construído na FAUUSP, numa parceria LABAUT - Laboratório de Conforto Ambiental e Eficiência Energética /LAME - Laboratório de Modelos e Ensaios. Neste momento está em andamento o Processo 2014/26769­1/FAPESP da aluna Bruna Dallaverde de Sousa (sob orientação da Profa. Dra. Denise Duarte); sendo que esta pesquisa trabalhará em conjunto para definição de elementos que compõem os ensaios a serem adotados para pesquisas que envolvem a questão da ventilação natural para arquitetura e urbanismo. O objeto desta pesquisa é a construção da CLA - Camada Limite Atmosférica do túnel de vento de camada limite atmosférica da FAUUSP. O objetivo é dimensionar e construir a barreira acastelada (castellated barrier), o gerador de vórtice (vortex generation) e as rugosidades (roughness elements) características de ocupações urbanas diferenciadas; a fim de dimensionar os perfis de CLA específicos para realização de ensaios em modelos físicos em escala. O método proposto inclui o levantamento bibliográfico; o dimensionamento, construção e instalação dos elementos necessários para caracterizar os perfis de CLA no túnel de vento e as medições de perfis de velocidades com cada elemento (pelo menos três perfis na largura da seção do túnel - centrado, a direita e esquerda com tubo de Pitot Prandtl). Após a construção das CLA para os perfis de terreno será construído modelo físico, conforme Janeiro Borges et al (1981), para ensaios com figuras de erosão. Estes ensaios serão realizados com o modelo isolado e para duas orientações (0º e 45º). Como resultado final teremos os perfis em altura das CLA e as figuras de erosão, características de cada rugosidade. Como parâmetro de avaliação serão utilizados critérios pré-estabelecidos e extraídos de referências normativas e bibliográficas, como AMCA Standard 203-90, Eurocódigo, Counihan (1969 e 1973), Janeiro Borges et al (1981); bem como pesquisadores do LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil/Portugal (Engenheiros Jorge Saraiva e Fernando Marques da Silva) e do IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas/Brasil (Físico Gilder Nader e Engenheiro Paulo Jabardo).