Busca avançada
Ano de início
Entree

Função de displays multimodais e efeito de fatores ambientais sobre o sucesso reprodutivo de uma rã Neotropical (Anura, Hylodidae)

Processo: 15/14336-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2016
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Comportamento Animal
Pesquisador responsável:Glauco Machado
Beneficiário:Vinicius Matheus Caldart
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Comunicação   Seleção sexual
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunicação | Crossodactylus | displays complexos | nicho acústico | relação sinal-ruído | Seleção sexual | Comunicação, seleção sexual

Resumo

Os sinais são os blocos básicos que constituem a comunicação, e a combinação da emissão dos sinais e das respostas geradas por eles constitui o processo de comunicação. A comunicação acústica é fundamental na história de vida dos anuros, visto que media as interações sociais, influencia os riscos de predação e parasitismo e está ligada ao sucesso reprodutivo. Entretanto, espécies que habitam ambientes acusticamente complexos, como riachos, enfrentam um problema ecológico que pode interferir na comunicação acústica: o ruído das corredeiras. A comunicação visual evoluiu convergentemente em diversas famílias de anuros que habitam riachos, possivelmente para suplementar ou substituir os sinais acústicos devido à interferência do ruído ambiente. Têm-se constatado também que algumas dessas espécies utilizam displays multimodais caracterizados pela associação entre sinais acústicos e visuais. Dependendo do tipo de pressão seletiva que atua sobre os sinais, o display multimodal pode ter evoluído para cumprir diferentes funções. Além de possuir adaptações históricas, tais como sinais visuais e multimodais, alguns anuros ajustam temporariamente traços de seus cantos como forma de minimizar o efeito do ruído sobre a comunicação acústica. Contudo, é ainda incipiente o conhecimento sobre a função dos displays multimodais e sobre o efeito do ruído ambiente sobre o sucesso reprodutivo de anuros de riachos, sobretudo na região Neotropical. Este projeto testará hipóteses sobre a função de displays multimodais e sobre o efeito de fatores ambientais sobre o sucesso reprodutivo da rã Crossodactylus schmidti (Hylodidae), uma espécie que vem se destacando como modelo adequado para estudos sobre comunicação de anuros diurnos de riachos Neotropicais. Para isso, usaremos uma abordagem experimental inovadora, que usará modelos eletromecânicos em campo. Os resultados obtidos trarão informações inéditas sobre a função de displays multimodais em anuros que habitam riachos, e este estudo será um dos primeiros a estimar o efeito do ruído ambiental sobre o sucesso reprodutivo de uma espécie de anuro.Palavras-chave: comunicação, Crossodactylus, displays complexos, nicho acústico, relação sinal-ruído, seleção sexual.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CALDART, VINICIUS MATHEUS; DOS SANTOS, MAURICIO BEUX; MACHADO, GLAUCO. Function of a multimodal signal: A multiple hypothesis test using a robot frog. Journal of Animal Ecology, . (21/00915-5, 15/14336-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.