Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação sobre a atratividade de hospedeiros infectados com Leishmania (Viannia) braziliensis (Kinetoplastida: Trypanosomatidae) para Nyssomyia neivai (Diptera: Psychodidae)

Processo: 15/21100-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2016
Vigência (Término): 31 de julho de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores
Pesquisador responsável:Mara Cristina Pinto
Beneficiário:Flávia Benini da Rocha Silva
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Leishmania braziliensis   Flebotomíneos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:atratividade | Flebotomíneos | leishmania braziliensis | Nyssomyia neivai | Flebotomíneos

Resumo

As leishmanioses são zoonoses causadas por protozoários flagelados do gênero Leishmania transmitidas por insetos hematófagos denominados flebotomíneos. Dentre as espécies de flebotomíneos, Nyssomyia neivai está entre os principais transmissores da Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) no estado de São Paulo estando presente inclusive na região de Araraquara, além de já ter sido encontrado naturalmente infectado por Leishmania (Viannia) spp no Brasil e ser incriminado como vetor da LTA nas Américas do Sul e Central. Para localização dos hospedeiros e realização do repasto sanguíneo, cairomônios atuam como sinalizadores para os vetores. Embora existam evidências de que a Leishmania possa manipular a quantidade de sangue ingerida e a frequência de alimentação sanguínea dos flebotomíneos, aumentando a taxa de transmissão, não se sabe ao certo como o parasita pode afetar o comportamento dos insetos frente a hospedeiros infectados. O presente estudo pretende investigar se camundongos BALB/c infectados e não infectados com L. (V.) braziliensis apresentam diferença na atratividade para Ny. neivai, além de avaliar o volume de sangue ingerido por Ny. neivai nos camundongos infectados e não infectados e identificar os voláteis presentes nos dois grupos de animais. Para avaliar uma possível diferença de atratividade dos flebotomíneos frente a hospedeiros infectados ou não, será utilizada a metodologia do corante azul de Evans. Cada um dos testes será repetido três vezes com camundongos diferentes e serão utilizados 30 casais diferentes de insetos da geração F1. Os flebotomíneos utilizados em cada teste serão individualizados em microtubos, macerados e homogeneizados. Logo após, os microtubos serão centrifugados e o sobrenadante transferido para uma placa de 96 poços para leitura da absorbância a 540 e 620 nm para avaliação da quantidade de fêmeas alimentadas em cada um dos camundongos. A partir dessa absorbância também será avaliado o volume de sangue ingerido pelos insetos por meio da equação da reta da curva padrão de absorbância versus volume de sangue que será obtida anteriormente por meio de diluição seriada do sangue somente com PBS e com o corante. O material de lesão no sítio da infecção será retirado para confirmação de infecção por Leishmania, a partir de sua incubação em meio de cultura específico para diferenciação de formas amastigotas em promastigotas viáveis. Os compostos voláteis liberados pelos animais serão obtidos por meio da técnica de microextração em fase sólida (SPME) e, após a obtenção dos cromatogramas por análise de CG-EM, serão identificados por meio de comparação com o tempo de retenção de padrões de hidrocarbonetos e com auxílio de biblioteca de compostos. O número de insetos alimentados nos camundongos infectados e não infectados e o volume de sangue ingerido pelos insetos serão comparados estatisticamente pela realização de testes T.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA ROCHA SILVA, FLAVIA BENINI; MIGUEL, DANILO CICCONE; MACHADO, VICENTE ESTEVAM; CRUZ OLIVEIRA, WANDERSON HENRIQUE; GOULART, THAIS MARCHI; TOSTA, CHRISTIANN DAVIS; PINHEIRO, HILDETE PRISCO; PINTO, MARA CRISTINA. Influence of Leishmania (Viannia) braziliensis infection on the attractiveness of BALB/c mice to Nyssomyia neivai (Diptera: Psychodidae). PLoS One, v. 14, n. 4, . (12/23832-9, 14/21129-4, 15/21100-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Flávia Benini da Rocha. Investigação sobre a atratividade de hospedeiros infectados com Leishmania (Viannia) braziliensis (Kinetoplastida: Trypanosomatidae) para Nyssomyia neivai (Diptera: Psychodidae). 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Farmacêuticas. Araraquara Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.