Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de um Verniz de TiF4 na prevenção e remineralização de lesões cariosas na dentição permanente de crianças residentes em área fluoretada: estudo clínico randomizado de 18 meses

Processo: 15/14149-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2016
Vigência (Término): 31 de agosto de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontologia Social e Preventiva
Pesquisador responsável:Ana Carolina Magalhães
Beneficiário:Beatriz Martines de Souza
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru, SP, Brasil
Assunto(s):Ensaio clínico   Cariologia   Fluoretos tópicos   Fluoreto de sódio   Cárie dentária   Titânio

Resumo

O presente estudo tem como objetivo avaliar o efeito de um verniz de tetrafluoreto de titânio (TiF4) a 4%, em comparação a um verniz comercial à base de fluoreto de sódio (NaF) 5%, na prevenção de lesões cariosas e na remineralização de lesões cariosas iniciais não cavitadas em esmalte (lesões de mancha branca) na dentição permanente de crianças residentes em área fluoretada. Este estudo clínico randomizado, longitudinal e cego será realizado com 60 crianças, entre 7 a 12 anos de idade, residentes na cidade de Bauru-SP. Crianças de escolas públicas serão examinadas por dois examinadores, em seguida, selecionadas de acordo com a atividade de cárie (presença de mancha branca ativa) e aleatoriamente divididas nos seguintes grupos de tratamento: G1- verniz de TiF4 a 4% (2,45% F, pH 1, FGM- DentsCare); G2- verniz de NaF a 5% (2,26% F, pH 5, Duraphat®, Colgate) e G3- controle (verniz placebo sem F, pH 5, FGM- DentsCare). O tratamento consistirá de aplicações do verniz em todas as superfícies dos dentes permanentes dos participantes, uma vez por semana durante um período de 4 semanas iniciais (4 aplicações/1 mês) e uma aplicação após 6 e 12 meses. Os exames clínicos serão realizados por 2 examinadores previamente calibrados, após calibração inter e intra-examinador (kappa >0,8), no baseline (antes da primeira aplicação), após 1 mês, 6, 12 e 18 meses do início do estudo. O índice CPOD será aplicado para análise da prevenção de cavitação em dentina pelos tratamentos. Para a análise da reversão ou progressão das lesões de mancha branca serão utilizados: o critério de diagnóstico de atividade de cárie (ativa versus inativa, índice de Nyvad) e a avaliação da fluorescência quantitativa (”F, ”Q e área da lesão) usando equipamento de fluorescência quantitativa induzida por luz (QLF). Os dados obtidos serão submetidos ao teste estatístico apropriado (paramétrico ou não-paramétrico), após checagem da normalidade e homogeneidade dos dados (p<0,05).

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOUZA, BEATRIZ MARTINES; SOARES SANTOS, DAIANA MORELI; BRAGA, ALINE SILVA; DOS SANTOS, NATALIA MELLO; RIOS, DANIELA; RABELO BUZALAF, MARILIA AFONSO; MAGALHAES, ANA CAROLINA. Effect of a Titanium Tetrafluoride Varnish in the Prevention and Treatment of Carious Lesions in the Permanent Teeth of Children Living in a Fluoridated Region: Protocol for a Randomized Controlled Trial. JMIR RESEARCH PROTOCOLS, v. 7, n. 1 JAN 2018. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.